SAIBA

Bolsa de valores sem mistério

Entenda como ela surgiu, como funciona e o como operar 

Onde mercadores e comerciantes se encontram  Conheça a origem dessas arenas comerciais e entenda como elas melhoram a gestão dos seus investimentos.

No Século XII, na cidade de Bruges, na Bélgica.

Quando surgiu?

As negociações aconteciam na casa da família Van der Burse, cujo brasão era formado por três bolsas. Daí a se chamar a “casa das bolsas” foi um pulo.

Por que “bolsa”?

Para muitos, é considerada a primeira bolsa de valores oficial, fundada em 1531, na Bélgica.

Bolsa da Antuérpia

O que negociava?

Moedas e metais preciosos, além de fazer empréstimos.

Do gogó ao digital

As famosas gritarias de traders e investidores em salões foram substituídos pelas operações digitais no final dos anos 2000.

Com valor de mercado de US$ 22 trilhões, a New York Stock Exchange é maior bolsa de valores do mundo.

NYSE, a maior do mundo

Fundada em 1851 no Rio de Janeiro, negociava fretes de navio, seguros, apólices da dívida pública, câmbio e produtos agrícolas como algodão e café.

1ª Bolsa de Valores brasileira

A atual bolsa de valores é uma uma fusão entre a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBOVESPA), de 1890, com a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP).

Origem da B3

Bens Industriais Consumo Cíclico Consumo Não-Cíclico Financeiro e Outros Materiais Básicos Petróleo, Gás e Biocombustíveis Saúde Tecnologia da Informação Telecomunicações Utilidade Pública Ativos de renda fixa públicos Ativos de renda fixa privados Cotas de fundos Derivativos Mercados à vista, de renda variável, ouro e câmbio

O que negocia?

Quem pode investir?

Qualquer pessoa, incluindo menor de idade, que tenha conta aberta em corretora autorizada. Selecione “Corretoras” na aba “Participantes” do site b3.com.br para saber quais são.

Conheça seu perfil investidor Monte sua reserva de emergência Conheça as opções Escolha seus ativos Diversifique seus investimentos

E depois?

Quer saber mais sobre o mundo do investimento? Veja mais conteúdos da IF!