aprenda
Segundo levantamento da XP Investimentos, a cerveja para consumo fora do domicílio ficou 14,8% mais cara desde o último carnaval de rua, em fevereiro de 2020.
Quem prefere beber cerveja em casa sofre mais: as bebidas compradas em supermercados e lojas aumentaram 24,5% na mesma base de comparação.
No carnaval fora de época, que aconteceu em abril de 2022, as altas foram de 9,5% nas cervejas para consumo dentro de casa e de 5,3% para o consumo fora.
Por causa do aumento nos preços das commodities no mercado internacional devido aos efeitos climáticos — inclusive no trigo, uma das matérias-primas da cerveja. Também pesam os efeitos da guerra na Ucrânia, como o aumento nos preços de fertilizante.
"Todos os custos de produção também tiveram aumento na pandemia. Tivemos problemas no abastecimento de embalagens com as fábricas fechadas e um encarecimento dos preços de energia e combustíveis fósseis." Tatiana Nogueira, economista da XP Investimentos
“Serviços como um todo, como bares e restaurantes e até as vendinhas do varejo corriqueiro, passaram um longo período sem poder repassar esse aumento de custo visto na pandemia. Mas com a melhora desse setor, principalmente no ano passado, a demanda veio e esses preços puderam ser ajustados.” Matheus Peçanha, economista do Ibre/FGV