Montar uma carteira de investimentos para a aposentadoria significa pensar no longo prazo – e se engana quem pensa que existem boas oportunidades apenas nos planos de previdência privada.

Quais são as melhores ações para a sua aposentadoria? 

INVESTIEMENTOS 

“Investir em empresas de qualidade, com longo histórico operacional e boas pagadoras de dividendos não é apenas uma boa estratégia para construir um patrimônio relevante no longo prazo, mas também uma forma de agregar renda passiva para complementar a aposentadoria quando chegar a hora”, ressalta Ruy Hungria, analista da Empiricus Research.

O especialista afirma que não é preciso ter um patrimônio relevante logo no começo. Os dividendos também não serão tão expressivos nessa fase. Ele ressalta que se o investidor aplicar mensalmente ou semestralmente por vários anos, a quantia para aposentadoria será relevante. Mas, um alerta: para esse objetivo, o recomendável é evitar ações muito especulativas, de empresas sem um balanço sólido ou que estejam inseridas em setores extremamente cíclicos

Itaú Unibanco (ITUB4) De acordo com Ruy, o banco tem um balanço sólido e uma gestão que tem se provado bastante eficiente. BB Seguridade (BBSE3) De acordo com Ruy, além de estar barata e pagar bons dividendos, a empresa tem um histórico de execução competente. Consegue atravessar períodos difíceis com bons resultados.

As melhores ações para se aposentar

Cemig (CMIG4) De acordo com Marcelo Boragini, sócio e especialista em renda variável da Davos Investimentos, a empresa é uma boa opção. Entre as vantagens competitivas da companhia, Marcelo cita a atuação integrada nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e comercialização e as receitas previsíveis e diversificadas.

As melhores ações para se aposentar

Vivo (VIVT3) Na visão de Pedro Canto, analista CNPI da CM Capital, a empresa de tem um histórico favorável e é boa pagadora de dividendos, com uma demanda de serviços resiliente.

As melhores ações para se aposentar