aprenda
Quando o assunto é aposentadoria, uma regra é geral: quanto mais cedo você começar, melhor.
Se você começar a se planejar com 30 anos, precisará investir menos dinheiro até o dia em que decidir parar de trabalhar. Por outro lado, se você começar com 50 anos, o valor mensal a ser investido será mais alto.
Apesar de ser indicado começar cedo, nunca é tarde para planejar uma aposentadoria segura e tranquila. A seguir, confira dicas para começar a guardar dinheiro em 2023 tendo a aposentadoria como seu principal norte.
Você tem 50 anos e só agora decidiu economizar para a aposentadoria para complementar a renda do INSS? Esteja preparado para fazer algumas concessões.
Você terá que fazer um esforço maior para poupar o máximo que conseguir, redefinindo metas e cortando gastos. Além disso, precisa escolher com atenção onde investir seu dinheiro – a possibilidade de repor uma perda é menor para as pessoas mais velhas.
Desenvolvida por Martin Iglesias, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, é uma estratégia de planejamento financeiro pessoal voltada à previdência privada ou complementar.
Desenvolvida por Martin Iglesias, especialista em investimentos do Itaú Unibanco, é uma estratégia de planejamento financeiro pessoal voltada à previdência privada ou complementar.
Em outras palavras, ela indica como economizar dinheiro em faixas de idade estratégicas. A cada idade, você deverá ter guardado para a aposentadoria um total referente à sua renda anual naquele momento.
São definidos valores para as seguintes idades: 35 anos, 45 anos, 55 anos e 65 anos. Confira no próximo story quanto você precisa guardar de acordo com sua idade:
O outro método considera um percentual da sua renda líquida. Esse valor também tem como referência a sua idade. Confira a tabela no próximo storie:
É importante ter em mente que o custo de vida de um aposentado equivale a 70% do custo de vida de alguém ativo no mercado de trabalho. Isso porque diversas despesas deixam de existir.
Há várias formas de investir o seu dinheiro para a aposentadoria. A indicação de qual escolher vai variar de acordo com o perfil de investidor. Confira no próximo story!
Fundos de renda fixa Títulos públicos do Tesouro Direto CDBs
Fundos multimercado Fundos imobiliários Debêntures
Fundos de ações Ações Fundos imobiliários BDRs