Você confia no robô-investidor?

O robô investidor é um algoritmo que negocia ativos financeiros sozinho. Saiba como eles funcionam no Papo de Finanças

Sabia que terça-feira, dia 17 de maio, foi o dia da internet? A data é comemorada desde 2005 e esse é um ótimo assunto para o Papo de Finanças, já que a negociação de investimentos começou nas Bolsas de Valores com pregão viva voz, que era todo mundo gritando para vender e comprar ações, e hoje você já pode rechear sua carteira pedindo ajuda para um robô investidor. As coisas melhoraram? Sem dúvida! Mas você confia cegamente em um robô?

A primeira coisa que passa na nossa cabeça quando falam de robôs são aqueles de ficção científica, as máquinas dominando o mundo, se rebelando. Mas esse não é o nosso tema, nem precisa se preocupar. Na realidade, o que chamam de “robô investidor” é um algoritmo, um sistema que negocia ativos financeiros sozinho. A ideia é que você confie nele, ele faça cálculos que, muito provavelmente, você não faria sozinho, e até cruze as respostas matemáticas com o histórico dos investimentos, relatórios e notícias, para sugerir as melhores compras e vendas, o limite aceitável de perdas e as metas de lucros.

O robô investidor segue estratégias pensadas pelos humanos

Mas cada robô investidor funciona de um jeito. O que todos tem em comum é que eles “aprendem” e aplicam uma estratégia pensada por um ser humano. Então, antes de confiar, analise quais são os planos de quem o programou, para confirmar se ele tomará decisões que casam com o seu perfil de pessoa que investe.

Para operar, cada robô investidor precisa ser autorizado pela CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Eles podem ser oferecidos por startups do mercado financeiro, bancos e corretoras. Inclusive, é importante checar esses aspectos para não cair em golpes. Se você ouvir expressões como “ganhos inacreditáveis”, “fique rico em uma semana”, “rentabilidade garantida” você corre que é roubada.

É ótimo que os custos pra implementar tecnologias como essas estejam cada vez menores, facilitando a modernização, mas com o sistema se popularizando as tentativas de fraudes também aumentam. Redobre a atenção e só mande seu dinheiro para um robô investidor certificado.

Saiba mais sobre robôs-investidores e tecnologia nos investimentos. Veja o Papo de Finanças!