Entrevista da Semana: é possível viver de renda passiva?

Como montar uma carteira de investimentos que faz seu dinheiro trabalhar por você? Louise Barsi explica na Entrevista da Semana

Quem nunca sonhou em viver de renda, não é mesmo? Aquele dinheiro que pinga na sua conta sem que você faça muita força. Aliás, quem faz a força são os juros, que trabalham por você. E aí, você pega aquela praia durante a semana, toma uma caipirinha, enquanto você vê seu dinheiro render. É a famosa renda passiva, que é aquele dinheiro que você recebe sem fazer nada. Bom, em tese é isso…

Mas, vamos para a realidade: se você não é milionário nem tem herança para receber, seria um sonho possível viver de renda passiva? É isso que a nossa entrevistada conta para a gente. Louise Barsi tem 27 anos e investe desde os 14. Ela é contadora, economista e analista CNPI. Barsi é fundadora da escola digital Ações Garantem o Futuro.

Ela explica o que é a renda passiva e como ela funciona. Detalha o que uma pessoa comum precisa fazer para montar uma carteira que permita viver de renda e diz se existe um prazo para começar a viver do dinheiro investido. Também faz uma lista de quais ativos podem compor essa estratégia de investimentos. Barsi diz se a previdência privada é uma forma de renda passiva. Por último, fala sobre vantagens e desvantagens da renda passiva e os erros mais comuns que podemos cometer.

Sobre a Entrevista da Semana

O programa Entrevista da Semana é uma série semanal de entrevistas em que a Inteligência Financeira traz especialistas selecionados e respeitados do mercado. Eles dão dicas para você lidar com o seu bolso da melhor maneira possível. Tudo com uma linguagem simples e direto ao ponto. Quem comanda os bate-papos é Anne Dias, editora da Inteligência Financeira. Ele vai ao ar todas às quartas-feiras no YouTube e no site da Inteligência Financeira.

Assista a todas as entrevistas já publicadas na Inteligência Financeira.


Você também pode gostar
Henrique Silva Publicado em 20.maio.2022 às 16h51
Dinheiro deve ser assunto logo no primeiro encontro?

Caso da jornalista que recebeu planilha de gastos do "date" tem muito a ensinar

JOTA Atualizado em 21.maio.2022 às 07h47
Análise: Como mitigar os efeitos da inflação no seu bolso?

Correção dos rendimentos pela inflação os leva à faixa superior da tabela progressiva do IR

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Gustavo Zanfer Atualizado em 21.maio.2022 às 07h43
Como montar uma carteira de longo prazo?

É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos

Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras