Quais são os mantras dos grandes investidores internacionais?

Veja o que você pode aprender com Warren Buffet, Max Gunther e Alexander Elder

Você já reparou que os maiores investidores do mundo têm frases emblemáticas que, de tão inspiradoras, se tornam verdadeiros mantras pra muita gente? Hoje você vai relembrar ou conhecer algumas que podem te dar aquela luz que tava faltando. Olha só!

Max Gunther, jornalista e escritor do clássico “Os Axiomas de Zurique”, sempre dizia o seguinte: “Fórmulas podem estar erradas. O mercado, nunca. Discutir com ele é como sair numa tempestade de neve gritando que só deveria nevar no dia seguinte.” Esse é um ótimo lembrete sobre não brigar com os números, acompanhar a economia de perto e nunca, jamais, seguir cegamente as fórmulas. 

Frases inspiradoras de grandes investidores

Já o Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, costuma dizer que: “a volatilidade do mercado é a maior aliada do verdadeiro investidor”. Isso porque ele fez fortuna comprando suas ações na baixa e vendendo na alta. Pois é, uns choram e outros vendem lencinhos. Gênio!

Agora, segura essa: “O indivíduo que quiser ser vitorioso na luta contra os gigantes deve cultivar a paciência e controlar a ganância. Lembre-se: seu objetivo é operar bem em vez de operar sempre.” É, o autocontrole é algo que todo investidor precisa desenvolver, e Alexander Elder, o professor de técnicas de negociação no mercado, sempre dá essa dica.

Então, aqui vai a minha frase inspiradora: “Eu acredito muito na sorte e descobri que quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho.” Essa é do Thomas Jefferson, beleza?

O que faria um dos maiores gestores do mundo em um mercado volátil como o nosso?

A vida dos investidores do mundo, incluindo a dos brasileiros, não anda fácil. O cenário atual combina alta de juros para conter a inflação persistente, covid-19 desacelerando a economia da China e guerra entre Rússia e Ucrânia sem previsão de acabar, entre outros problemas.

Em momentos de baixa dos mercados e de bastante volatilidade , como agora, diversificar  os investimentos e ter visão de longo prazo são os conselhos mais importantes que os pequenos investidores devem seguir. A dica é de David Rosenberg e o Wayne Dahl, da Oaktree, uma das gestoras de ativos  mais importantes dos Estados Unidos.