Quais são as vantagens de investir em fundos imobiliários?

Ter um fundo imobiliário nada mais é do que ter acesso a imóveis sem necessariamente comprar um. Veja o Papo de Finanças com Nina Silva e saiba mais

Para quem não está familiarizado, ter um fundo imobiliário nada mais é do que ter acesso a imóveis sem necessariamente comprar um. Você se torna dono de um pedaço de diferentes tipos de imóveis, que podem ser comerciais ou residenciais.

Fundo imobiliário é a chance de ganhar com imóvel mesmo sem muito dinheiro em conta. É como se fizéssemos uma vaquinha com investidores, cada um dá um tanto pra que juntos tenham oportunidades no mercado imobiliário. Que fique claro que os lucros são proporcionais ao quanto cada um investiu, é claro.

É possível que o dinheiro do seu investimento ajude na construção do prédio e depois você ganhe com os aluguéis dos apartamentos. Ou que você invista em shoppings, ganhe com aluguel de lojas e dê a sorte do terreno valorizar e seu investimento valorizar junto. Há um leque de possibilidades. Quem cuida dos fundos imobiliários são gestores profissionais, o que passa segurança, mas tem taxa de administração. E é bom lembrar que são investimentos de risco, fazem parte do time de ativos de renda variável.

Tipos de fundos imobiliários

Isso acontece por não ter garantia ou previsibilidade dos valores finais. Eles oscilam na bolsa e você não sabe se os inquilinos vão pagar certinho ou fugir e deixar o prédio abandonado. Não é o comum. Esse pessimismo é para você entender que sempre tem a chance de dar errado.

Existem dois tipos de fundos imobiliários: de papel e de tijolo. Parece história dos três porquinhos, mas não quer dizer que você investe em uma construção de papel outra de tijolo, e sim, que um fundo de papel investe em títulos relacionados ao mercado imobiliário e de tijolo investe em imóveis físicos.

Quando querem exaltar os fundos imobiliários os analistas falam que são investimentos práticos. O gestor olha pra você e escolhe, simples assim, e tem opções baratas, a partir de cem reais! São de fato práticos, ainda mais se comparados com a compra real de um imóvel, que é caro, trabalhoso, tem que achar, reformar, pagar vários impostos, pode exigir financiamento, diminuir lucros, tem que buscar inquilino, torcer pra ser cuidadoso.

Saiba mais sobre os fundos imobiliários no Papo de Finanças!