Processo contra Vale nos EUA, novo país adota bitcoin, aumentos no varejo

Isabella Carvalho e Victor Vietti comentam o processo contra a Vale nos EUA pela tragédia de Brumadinho, aumentos no varejo e bitcoin na República Centro-Africana

No Manhã Inteligente desta sexta (29), Isabella Carvalho e Victor Vietti comentam os seguintes assuntos: o processo que a Vale vai responder nos EUA pela tragédia de Brumadinho, novo país adota bitcoin como moeda oficial e uma nova onda de aumentos em produtos no varejo. Saiba mais sobre essas e outras notícias que podem afetar seus investimentos no dia de hoje.

Vale responde a processo por Brumadinho nos EUA

O órgão regulador do mercado de capitais americano, a SEC, está processando a Vale. O processo acontece por práticas de segurança da empresa envolvendo a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, em 2019. A SEC diz que pelas leis americanas, as empresas de capital aberto devem divulgar fatos e riscos que são importantes para as decisões de investimento.

Por isso, eles acreditam que a Vale teria enganado os investidores por vários anos sobre os riscos da barragem que se rompeu em Brumadinho. Em nota ao mercado, a mineradora reiterou que segue comprometida “na remediação e a reparação dos danos causados pelo evento.” Analistas do mercado acreditam que a mineradora tem bons pontos de argumentação para responder às alegações da SEC.

República Centro-Africana adota bitcoin como moeda oficial

A República Centro-Africana seguiu El Salvador e se tornou o segundo país do mundo a adotar a criptomoeda como moeda oficial. O Bitcoin será considerado moeda legal ao lado do franco CFA regional da África Central. A medida, segundo autoridades do país, representa um passo decisivo para abrir novas oportunidades, porém intrigou bastante o mercado.

A pais africano é rico em diamantes, ouro e outros minerais valiosos, mas é classificada como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo. O acesso à internet e, até mesmo à eletricidade, é muito precário por lá.

Reajustes na indústria e varejo

Parece que teremos uma nova onda de reajustes de preços na indústria e no varejo. De acordo com apurações feitas pelo jornal Valor Econômico, algumas fabricantes relataram a investidores a necessidade de correções nas tabelas ao comércio, e varejistas já receberam sondagens da indústria para aumentos entre abril e maio.

Ou seja, a gente pode se preparar para um aumento de preços em alguns produtos. De acordo com o Valor, esse cenário de novas pressões está mais evidente em produtos de linha branca, como refrigeradores e lavadoras, e alguns alimentos e bebidas de alta demanda. Isso deve acontecer por conta da alta do dólar nos últimos dias, que eleva preço de insumos cotados na moeda americana e reforça a preocupação do setor.

Tudo indica que as altas dos preços vieram para ficar, e por um bom tempo. Então, manter seus gastos organizados, e sua carteira de investimentos bem alinhadas com este momento, é fundamental.