Previdência privada: como funciona e quais são as vantagens dela?

Depender apenas da previdência pública, o INSS, pode ser muito arriscado. Anne Dias, editora da IF, entrevista Martin Iglesias, especialista em investimentos, para saber das possibilidades da previdência privada

Aposentadoria, você pensa sobre isso? Já sabemos que depender apenas da previdência pública, o INSS, pode ser muito arriscado. Não dá para saber se as regras para se aposentar serão as mesmas de hoje quando chegar a nossa vez. Por isso, muito se fala da previdência privada. Mas, será que ela realmente é uma boa alternativa?

É isso que nosso convidado vem nos contar: Martin Iglesias é especialista em investimentos e finanças comportamentais. Leciona em cursos de pós-graduação na FGV-SP e é responsável pela recomendação de investimentos do Itaú Unibanco.

Em entrevista a Anne Dias, editora da IF, Iglesias explica como funciona a previdência privada e como escolher a melhor para cada perfil de investidor. Ele também explica as taxas dessa modalidade de investimento, enumera as vantagens e desvantagens dele e diz se existe uma idade certa para começar.

Iglesias afirma que existem diversas estratégias possíveis para ter um bom plano de previdência privada. Segundo ele, as taxas de administração tem caído, o que é uma vantagem para o investidor. Além disso, é possível pedir a portabilidade da aplicação para buscar condições melhores.

Existem ferramentas, como a Investir Em Quê, que dão ao investidor um panorama das taxas, condições e vantagens dos produtos de previdência privada de diversos bancos e instituições. Pesquisar -e muito- é essencial.

Saiba mais sobre as possibilidades da previdência privada na Entrevista da Semana.

Sobre a Entrevista da Semana

O programa Entrevista da Semana é uma série semanal de entrevistas em que a Inteligência Financeira traz especialistas selecionados e respeitados do mercado. Eles dão dicas para você lidar com o seu bolso da melhor maneira possível. Tudo com uma linguagem simples e direto ao ponto. Quem comanda os bate-papos é Anne Dias, editora da Inteligência Financeira. Ele vai ao ar todas às quartas-feiras no YouTube e no site da Inteligência Financeira.

Assista a todas as entrevistas já publicadas na Inteligência Financeira.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 23.jun.2022 às 16h27
Carteira recomendada Itaú: sai Banco do Brasil entra Bradesco

Banco faz parte das recomendações de duas carteiras: Top 5 e a de Dividendos

Manhã Inteligente Atualizado em 30.jun.2022 às 12h12 Duração 15 min.
Momento crucial para moedas digitais, americanos seguem pressionados e Luva de Pedreiro movimenta conversas entre brasileiros no Twitter

Manhã Inteligente de quinta, 23, está disponível sob demanda por aqui na IF, LinkedIn e YouTube. Bora pro play?

Redação IF Publicado em 17.jun.2022 às 16h15
Compra de dólar e euro em espécie no Itaú cresce 900% em 2022

Aumento é relativo aos primeiros cinco meses do ano, em relação ao mesmo período de 2021

Anne Dias Publicado em 16.jun.2022 às 07h00
Reserva de emergência: como ter dinheiro guardado?

A planejadora financeira Sigrid Guimarães mostra o que levar em consideração

Anne Dias Atualizado em 16.jun.2022 às 07h43
Planeje sua aposentadoria com títulos vinculados à inflação

Cedo ou tarde, você vai parar de trabalhar - e é melhor parar com dinheiro no bolso

Anne Dias Atualizado em 08.jun.2022 às 19h23
Dica do especialista: fundos imobiliários para aumentar a renda com dividendos

Fundos imobiliários são uma boa opção por estarem com preços descontados