Você investe ou especula?
Investir ou especular? Qual deles você faz? Qual é a diferença entre eles? Saiba mais no Papo de Finanças
No mercado financeiro existem duas palavras que ouvimos constantemente: investir e especular. Quando a gente começa a aplicar dinheiro não tem claro os conceitos de especular e investir. Muita gente acredita que eles são sinônimos. Mas não é bem assim.
Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
Uma operação de investimento é uma análise que indica determinada segurança e remuneração apropriada. Ou seja, investir é resultado do estudo do tipo de ativo, da empresa, das condições da operação, riscos potenciais, objetivos, prazos, retornos… Não é imediato, é se dedicar ao assunto antes de decidir.
Mas especular também não é simples. Enquanto investir foca em analisar o ativo em si, especular fica mais ligado ao preço. É quando você se atenta ao mercado pra tentar prever o sobe e desce da bolsa e lucrar com ele. É muito o que acontece na operação de day trade.
A diferença entre especular e investir: o tempo
Seja o prazo pra conclusão, já que quem investe fica com o ativo por anos, acredita no potencial de geração de caixa da empresa. E quem especula segura por pouco tempo, vendendo até no mesmo dia se for o caso. Seja a forma como lidar com o presente e o futuro. O especulador quer antecipar o movimento pra onde os preços estarão nos próximos minutos, enquanto pro investidor isto não faz diferença, ele foca no longo prazo.
Ah, e vale dizer que, normalmente, quem especula tem um perfil mais agressivo , é de fato um movimento mais arriscado. E quem investe costuma considerar mais a segurança dos ativos.
Não tem vilão nem mocinho nessa história. Não tem como dizer que um está certo e outro errado. Investir e especular são abordagens diferentes, e sabendo as regras você joga como preferir.
O dinheiro é seu, você estuda as variantes e escolhe se investe ou especula de acordo com a sua inteligência financeira. Minha dica é se atentar a qual casa melhor com o seu perfil de pessoa que investe e com sua aversão a riscos.
Saiba mais no Papo de Finanças, com Nina Silva e Maju Marques!
O diretor disse que prefere menor flutuação da taxa Selic neste estágio do ciclo
A gente ouve falar muito em investimentos. Mas o que é investir? O que significa esse ato? Veja mais no Me Explica na IF
Um exemplo aconteceu nesta semana, entre BTG e Banco Econômico
Movimento positivo no ano diminuiu para R$ 45,03 bilhões
O ponto mais importante foi a indicação de que o Copom avalia duas alternativas para chegar à meta de inflação: subir os juros a um pico maior ou adiar o ciclo de baixa
Para ex-BC e sócio fundador da Mauá Capital, brecha poderá vir após reacomodação de mercados diante de aperto do banco central dos EUA
Analistas seguem pregando cautela enquanto analisam dados inflacionários e de atividade global
Investidores buscam cada vez diversificar suas carteiras
Tesouro IPCA + com vencimento para 2030 paga prêmio de 5,63% ao ano
Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos
Semana agitada pela queda das criptomoedas e migração para a renda fixa