Organizando meus investimentos para a declaração de IR do ano que vem
Se você já declarou seu IR neste ano, que tal se programar para investir em ativos que vão gerar uma restituição gorda ano que vem?
Planejar investimentos é uma arte que precisa de visão de longo prazo. Por isso, se você já declarou seu IR neste ano, que tal se programar para investir em ativos que vão gerar uma restituição gorda ano que vem? Nada mal, não é mesmo? Para isso, o Eduardo Forestieri, Especialista Líder em Investimentos do Itaú Unibanco, bateu um papo com Cauê Fabiano.
Ele responde às seguintes perguntas:
- Quais são os investimentos tendência para 2022 quando a gente pensa em isenção do IR?
- Como esses ativos podem ajudar quem investe a aumentar o patrimônio no presente e principalmente para as próximas gerações?
- Se algum desses ativos dedutíveis de IR não estiverem performando bem, como dá pra corrigir a rota?
Veja mais conteúdos que a Inteligência Financeira preparou sobre Imposto de Renda e Investimentos:
IRPF 2022: como declarar seus investimentos no Imposto de Renda?
Quer saber como declarar seus investimentos no Imposto de Renda? Então nossa live é para você! Eduardo Forestieri, especialista líder em investimentos do Itaú, e José Eduardo Costa, editor-chefe da IF, explicam tudo o que você precisa saber para não errar na sua declaração e ficar em dia com o Leão.
Veja a nossa live completa:
Como declarar dividendos no IR
Dividendos recebidos de empresas que estão no Brasil são isentos de Imposto de Renda. E o que é melhor ainda: é bem simples declarar esses ganhos no Imposto de Renda 2022. Confira nosso passo a passo e resolva a questão rapidinho.
Especial Inteligência Financeira Imposto de Renda 2022
Para evitar o estresse, eis o guia Especial IF Imposto de Renda 2022: uma série de reportagens sobre como declarar seus investimentos ao Leão. No ano em que o IR completa 100 anos, a gente te dá o suporte para que você não se esqueça de nenhum detalhe nem cometa erros. Com este guia, você vai se organizar e até mesmo agilizar o preenchimento do formulário.
Criminosos enviam e-mails com links falsos
Eles têm retenção de 15% na fonte
Agora, os recursos obtidos com a comercialização podem ser usados, em até seis meses, para amortizar ou quitar financiamento imobiliário contratado anteriormente
Sim, e, dependendo do caso, vai ser preciso recolher imposto
Informe apenas os saldos finais no encerramento de cada exercício
Sistema vai disponibilizar APIs para que fintechs e instituições financeiras ofereçam soluções para os investidores
Você vai ter que fazer a retificação da declaração do ano fiscal em que ocorreu a operação
Quem doou e quem recebeu o título devem prestar contas ao Leão
Até R$ 20 000, os ganhos entram em rendimentos isentos; perdas vão para o campo Renda Variável
Cauê Fabiano conversa com Eduardo Forestieri, especialista em investimentos, para saber como deduzir investimento, pagar menos IR e aumentar seus ganhos