O que é uma fintech? O que ela faz?

Qual é a diferença das fintechs para os bancos tradicionais? Saiba mais no Me Explica na IF

Vira e mexe, uma palavra em inglês entra na moda e todo mundo usa, né? Fintech é uma delas. O que isso quer dizer? Essa palavra é a combinação de financial e technology. Ou seja, ela se refere a empresas financeiras que usam tecnologia como base para o seu negócio. É claro que tecnologia não é novidade nenhuma para os bancos. Afinal, quem nunca usou um caixa eletrônico? Bom, se você tem menos de 30 anos, como eu, pode ser que nunca tenha usado.

Então, qual é a diferença da fintech para um banco tradicional? Essas empresas têm produtos que são completamente digitais, você faz tudo pela internet. Por isso, elas cobram taxas menores e oferecem vantagens que os bancos comuns não costumam ter.

E o que fintechs têm a ver com startups? Isso é assunto para outro vídeo. NEXT!

Veja outros conteúdos sobre fintechs na Inteligência Financeira:

Por que as ações da Nubank não vingaram?

Em dezembro de 2021, o Nubank anunciou seu IPO , ou sua oferta pública de ações . Na ocasião, a gente conversou com a analista Danielle Lopes, e ela desaconselhava investir em ações da companhia naquele momento.

Pois bem: depois de valorizar mais de 30% nos dias seguintes ao IPO, as ações do NU perderam muito valor nos meses seguintes, e se provaram um fiasco até agora. O que aconteceu com a expectativa desta instituição brasileira? Quem comprou, o que deve fazer agora? Está barata pra comprar alguma posição?

Anne Dias, editora da IF, entrevistou Danielle Lopes novamente para entender melhor o que vem acontecendo com a NUBR33. Ela é graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 10 anos de experiência em educação, tem certificações CPA20 e CNPI. Atualmente é sócia e analista de ações da Nord Research.