O que é o mercado fracionário? Como ele funciona?

Você não tem muita grana, mas quer investir em ações? Que tal experimentar comprar ações em lotes menores? Saiba mais no Glossário IF

Você não tem muita grana, mas quer investir em ações? Ou ainda está aprendendo sobre o mercado e quer testar os conhecimentos antes de investir na Bolsa de Valores? Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, uma dica ótima: o mercado fracionário! É como uma bicicleta com rodinhas: você aprende a pedalar, só que o risco de cair e se estatelar no chão é bem menor.

Quando você vai comprar uma ação, as empresas oferecem o chamado “lote padrão”, que nada mais é do que um pacotão com 100 ações. Você compra todas juntas. Mas, no caso do mercado fracionário, esse lote é “quebrado” para você poder comprar menos: uma, duas, três, dez, vinte, enfim, até 99 ações.

O mercado fracionário divide as ações em lotes menores

Isso significa que, ao invés de comprar de 100 em 100, no mercado fracionário você pode comprar aos pouquinhos. É como se no mercado padrão o investidor caminhasse com passos largos e, no fracionário, na pontinha do pé. E negociar “pedaços” do lote – ou “frações”, como o pessoal fala – é uma boa para quem está começando, testando o mercado de ações, e quer ser precavido, não quer mergulhar de cabeça para não se afogar. Funciona também para quem quer escolher várias ações diferentes e para quem quer vivenciar na pele todo o processo, aprendendo a lidar com as variações das cotações.

É importante saber também que os dois mercados, o padrão e o fracionário, negociam as mesmas ações, mas de forma independente: ou seja, as cotas e a liquidez são diferentes. Ao negociar pedaços de lote, na hora de comprar, você paga um pouco mais caro do que o lote padrão e, na hora de vender, ganha um pouco menos.

Quer saber mais sobre o mercado fracionário? Aperte o play lá em cima e veja o Glossário IF!


Você também pode gostar
Valor Econômico Publicado em 17.maio.2022 às 07h47
Maior parte das ações na Bolsa acumula queda desde início de 2021

Das 100 ações do IBrX, 64 têm perda no período

6 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 20h04
3 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 19h58
Twitter tem sétimo dia de queda e recua 8,2% em NY em meio a incertezas de aquisição

Elon Musk disse que as negociações estão suspensas até ter mais dados sobre a atuação de contas falsas na plataforma

1 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 15h25
Ações da Infracommerce têm forte queda após notícia de demissões na empresa

Os desligamentos teriam ocorrido por conta de 'mudanças no orçamento'

1 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 15h16
Estrangeiros já sacaram R$ 12,6 bilhões da Bolsa em maio

Movimento positivo no ano diminuiu para R$ 45,03 bilhões

1 min