O que é e como funciona a Ibovespa?
Você sabe a diferença entre o Ibovespa e a B3? Como o índice afeta seus investimentos? Saiba mais no Glossário IF
E aí, investidor e investidora! Como vocês estão se sentindo hoje? Felizes porque o Ibovespa subiu ou deprimidos porque caiu? Mas você já sabe o que é o Ibovespa? Sabe como ele mexe com seus investimentos? Maju Marques vai acabar com todas as suas dúvidas!
Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
O Ibovespa é o indicador de desempenho das principais ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil – a B3. Ele nasceu em 1968, é reavaliado a cada quatro meses e é calculado em tempo real.
O Ibovespa é um índice que mede o desempenho da B3
Muita gente acaba achando que a B3 e o Ibovespa são a mesma coisa. Mas não cometa esse erro. Como eu disse, o Ibovespa é o índice que mede o desempenho das principais ações da B3. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Ficou claro, agora?
O Ibovespa é como um termômetro que mostra se o mercado de ações está quente ou frio e o que tá rolando nos pregões da bolsa. Com ele você já se atualiza de muita informação.
Como é feita a análise do Ibovespa?
O Ibovespa é tipo uma “carteira imaginária” que conta com as principais ações do Brasil. É como se o mercado tivesse criado uma carteira com as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, apra conseguir englobar a parte mais representativa dos investimentos do mercado local e ter esse panorama de como andam os ativos.
Então, você usa o índice como parâmetro para avaliar ativos de empresas poderosas que representam o mercado brasileiro. Vale dizer que tem investimentos atrelados ao índice, e aí a variação dele é importante para você.
A lista dos ativos no índice pode mudar
Essa lista VIP de investimentos não é fixa. Ela pode mudar! Em janeiro, maio e setembro acontece o que chamamos de “rebalanceamento”. Empresas novas podem entrar e antigas sair para que a composição corresponda sempre a 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado.
Quer saber mais sobre o Ibovespa e seu impacto nos investimentos? Veja o Glossário IF!
Investidores aguardam a divulgação da ata da última reunião do Fed
Anne Dias, editora da IF, entrevista Alex Ibrahim, head de mercados internacionais da NYSE, onde trabalha há mais de 20 anos
Divisa americana ganhava força no pregão desta quarta ante moedas de países emergentes
Fala do fundador do banco digital foi feita ao ser questionado sobre a queda das ações da fintech
Com regras simples, você vai tomar as melhores decisões para o seu bolso
À espera do documento, no pré-mercado em NY, o futuro do S&P 500 tinha leve alta de 0,06% e do Nasdaq avançava 0,18%
Investidor volta a analisar peso político, mas efeito na bolsa foi limitado por ativo ser considerado barato
A reação do mercado naturalmente não é boa, mas ao mesmo tempo parece haver uma resignação e uma apatia entre analistas e investidores
Funcionários relatam clima de falta de rumo com demissão de José Mauro Coelho; indicado para o posto é Caio Paes de Andrade
Os recibos de ações (ADRs) referenciados nas ações ordinárias da Petrobras fecharam em queda de 3,80% na bolsa de Nova York
A Bolsa de Valores brasileira é uma das dez maiores do mundo e a maior da América Latina. Saiba mais no Glossário IF