O que é e como funciona a Ibovespa?

Você sabe a diferença entre o Ibovespa e a B3? Como o índice afeta seus investimentos? Saiba mais no Glossário IF

E aí, investidor e investidora! Como vocês estão se sentindo hoje? Felizes porque o Ibovespa subiu ou deprimidos porque caiu? Mas você já sabe o que é o Ibovespa? Sabe como ele mexe com seus investimentos? Maju Marques vai acabar com todas as suas dúvidas!

O Ibovespa é o indicador de desempenho das principais ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil – a B3. Ele nasceu em 1968, é reavaliado a cada quatro meses e é calculado em tempo real.

O Ibovespa é um índice que mede o desempenho da B3

Muita gente acaba achando que a B3 e o Ibovespa são a mesma coisa. Mas não cometa esse erro. Como eu disse, o Ibovespa é o índice que mede o desempenho das principais ações da B3. Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Ficou claro, agora?

O Ibovespa é como um termômetro que mostra se o mercado de ações está quente ou frio e o que tá rolando nos pregões da bolsa. Com ele você já se atualiza de muita informação.

Como é feita a análise do Ibovespa?

O Ibovespa é tipo uma “carteira imaginária” que conta com as principais ações do Brasil. É como se o mercado tivesse criado uma carteira com as ações mais importantes da Bolsa brasileira, em diferentes quantidades, apra conseguir englobar a parte mais representativa dos investimentos do mercado local e ter esse panorama de como andam os ativos.

Então, você usa o índice como parâmetro para avaliar ativos de empresas poderosas que representam o mercado brasileiro. Vale dizer que tem investimentos atrelados ao índice, e aí a variação dele é importante para você.

A lista dos ativos no índice pode mudar

Essa lista VIP de investimentos não é fixa. Ela pode mudar! Em janeiro, maio e setembro acontece o que chamamos de “rebalanceamento”. Empresas novas podem entrar e antigas sair para que a composição corresponda sempre a 80% do número de negócios e do volume financeiro do nosso mercado.

Quer saber mais sobre o Ibovespa e seu impacto nos investimentos? Veja o Glossário IF!