Lockdown na China, Copom define juros e queda das fintechs

Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre o novo lockdwon na China, as expectativas do mercado em semana de Copom, a queda das fintechs brasileiras e a regulação de criptomoedas na Europa

No Manhã Inteligente desta terça (15), Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre as expectativas do mercado em semana de Copom, novo lockdown na China, a queda das fintechs brasileiras e a regulação de criptomoedas na Europa. A temporada de balanços também segue a todo vapor, com a divulgação de resultados de diversas empresas. Quer saber os impactos disso tudo nos seus investimentos? Veja o Manhã Inteligente!

China em novo lockdown

Ontem (14), a China anunciou novos lockdowns e colocou 17 milhões de pessoas em confinamento. Um porta-voz chinês disse que a situação é “severa e complicada”. Este mês a China registrou mais de 15 mil infecções sintomáticas. Só ontem foram 5.154 novos casos.

Esse quadro é o mais grave desde o início de 2020, quando a pandemia começou na China. O novo surto de Covid por lá coloca dúvidas sobre o crescimento econômico chinês. E claro que Isso afeta os negócios por aqui, já que a China é uma das principais compradoras das nossas matérias-primas siderúrgicas.

Copom define taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) começa hoje sua segunda reunião do ano. Na primeira, no início de fevereiro, a taxa Selic foi elevada em 1,5 ponto percentual, para 10,75% ao ano. Até semana passada, a maioria dos analistas projetava uma alta de um ponto percentual. O cenário vem mudando e alguns mudaram sua aposta. O UBS BB, por exemplo, acredita em uma alta de 1,5 ponto percentual. O boletim Focus de ontem, segunda-feira, elevou sua estimativa de Selic ao final de 2022 de 12,25% para 12,75%.

Fintechs caem com novas regras

As ações do Nubank tiveram mais um dia de forte queda na Bolsa de Nova York. Ontem, no meio da tarde, o papel recuou 10,02%, sendo cotado a 5,89 dólares. Até então, a mínima histórica tinha sido de 6,54 dólares no fechamento de sexta-feira. Lembrando o Banco Central divulgou as novas regras sobre exigências de capital para instituições de pagamentos. Outras fintechs brasileiras negociadas em Nova York também operam em forte queda ontem, como PagSeguro e Stone.

União Europeia regulamenta criptomoedas

As criptomoedas quase foram banidas na União Europeia. Ontem, o Parlamento Europeu votou contra o projeto de lei que buscava a proibição de criptomoedas baseadas no mecanismo de consenso da prova de trabalho. No fim, uma regulamentação mais suave foi aprovada, para a alegria dos entusiastas e especialistas da indústria de criptos.

Assista o Manhã Inteligente e saiba mais sobre os principais assuntos do seu dia!