Listas IF: 3 dicas para se começar a investir em ações

Antes de se arriscar na Bolsa de Valores, você precisa saber de algumas coisas. No Listas IF, damos dicas de como se preparar para investir em ações.

Para começar a investir em ações, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimentos. São essas instituições que fazem a ponte entre você e a Bolsa de Valores. Isso acontece por meio do home broker, sistema onde é possível negociar os ativos online.
É aquela a imagem clássica dos nomes e cotações que quando sobem ficam verdes e caindo ficam vermelhas.

Ao abrir a conta, você precisa fazer um teste para entender seu perfil de pessoa que investe. Assim, você descobre se tem jogo de cintura para entrar no mundo arriscado das ações. Agora é hora de escolher suas ações. Mas como decidir? Não existe fórmula mágica, a resposta é pesquisa, análise e estratégia, sem esquecer que de todo jeito você corre riscos.

Existem dois métodos para avaliar o preço de uma ação: a análise técnica e a fundamentalista. E nenhuma delas é muito simples. Em ambas você vai precisar usar a cabeça.

Ações: dois tipos de análise

A análise técnica é para quem é chegado em gráficos e gosta mesmo da Bolsa. A ideia é estudar os gráficos das variações de preços de uma ação, em minutos ou meses, para identificar padrões e tentar prever comportamentos. Entendendo como uma ação se comporta, você compra na baixa e vende na alta. Mas acertar esse timing é complicado. Até quem entende do assunto pode errar.

Já a análise fundamentalista envolve mais leituras, conexões e muito estudo. Nessa análise, você analisa as características financeiras de uma empresa. Por exemplo, quer investir na Apple? Pesquise sobre a perspectiva de crescimento, os últimos resultados, o desempenho, o lucro, os gastos. Também é importante ler as notícias de economia para acompanhar as especulações do mercado. Com essas informações, você consegue julgar se está fazendo um investimento sólido ou se é uma empresa que pode quebrar mês que vem.

Com estudo, você reduz os riscos e compra ações de forma mais segura. Mas é investimento de alto risco, lembre-se sempre.

Veja mais dicas para começar a investir em ações no Listas IF!