Letra de câmbio: o que é e como funciona?

A letra de câmbio nada tem a ver com moedas estrangeiras. Neste tipo de investimento, você vira credor de instituições financeiras. Saiba mais no Glossário IF

A letra de câmbio é uma “aplicação revelação”, ela está crescendo no mercado, ficando famosa e já ganhou apelido: LC. Hoje vamos contar sua história, nossos holofotes serão todos dela.

Então, luz na passarela dos investimentos, a LC vai desfilar e te mostrar que é aquela roupa que combina com todas as ocasiões, sabe? Serve para qualquer tipo de investidor, do mais conservador ao mais arrojado. Fica ligado que ela deve fazer sentido para você.

Agora vamos tirar nosso look de fashion week e colocar nossos óculos de estudantes que o assunto vai ficar mais financeiro e menos fashionista. O primeiro ponto nessa história é que quando a gente fala em câmbio muita gente pensa que é sobre cotação, então vamos tirar a dúvida: letra de câmbio tem alguma relação com moedas estrangeiras? Não! Ela só recebeu esse nome porque a palavra câmbio significa “troca”, mas aqui não se trata de trocar real por dólar.

A troca é entre você e uma financeira, que é uma instituição muito parecida com os bancos, mas menores, não tão conhecidas e, como o nome dá a dica, tem como objetivo fazer financiamentos. De um lado, elas oferecem empréstimos pessoais ou financiamento de bens e, do outro, oferecem investimentos para captar recursos, para ter dinheiro em caixa e dar conta desses empréstimos e financiamentos.

Lembra que os ativos de renda fixa são sempre um empréstimo? A LC segue a mesma lógica. No Tesouro Direto você empresta dinheiro para o governo, com debêntures você empresta para empresas, LCI pra instituições do setor imobiliária. Na letra de câmbio você vira credor da financeira. Você pega o seu dinheirinho, faz um contrato com a financeira de que empresta para ela repassa para quem quer empréstimo ou financiamento, e combina que dali algum tempo.

Quer saber mais sobre a letra de câmbio? Veja o Glossário IF!