Glossário IF: O que são ETFs?

Investimento excelente para quem está começando na Bolsa de Valores, os ETFs replicam o desempenho de índices do mercado

ETF significa Exchange-Traded Fund! Um investimento excelente para quem tá começando na Bolsa de Valores. Os ETFs são um tipo de fundo de investimentos comercializado na Bolsa de Valores que replica o desempenho de índices do mercado, como Ibovespa e Nasdaq, por exemplo.

E a parte legal para quem não se sente preparado para investir sozinho, é que a gestão do ETF é feita por um especialista. Ele acompanha o mercado e faz as compras e vendas das ativos por você, tentando obter os melhores resultados. Assim como outros fundos, os ETFs juntam o dinheiro de vários investidores e mandam para uma “cesta” de ativos financeiros, que podem ser ações, commodities ou títulos de renda variável.

ETFs são uma espécie de vaquinha

Quem aqui nunca fez uma vaquinha com os amigos para comprar algo que todo mundo queria? É aquela história: sozinho fica caro, mas, se cada um der um pouco, todo mundo consegue aproveitar. É mais ou menos assim com os ETFs. Várias pessoas investem no fundo para que um gestor faça boas negociações das ações pra benefício do grupo todo!

Este tipo de investimento já é negociado desde 1993 pelos Estados Unidos, mas, chegou aqui no Brasil em 2004. O patrimônio dos ETFs é dividido igualmente em cotas, que, para quem não sabe, são pedacinhos do valor total daquele fundo. As cotas são negociadas na Bolsa, e o preço delas varia conforme o índice a que o fundo está atrelado.

Ou seja, se você investiu em um ETF ligado a um índice como o Ibovespa, seus resultados vão acompanhar o desempenho do Ibovespa. Então, se o valor do Ibovespa subir, o seu ativo sobe também. Se cair, eles caem juntos. E são dezenas de ETFs na B3, em diversas categorias.

Quer saber mais sobre os ETFs? Veja o Glossário IF e aprenda!