Glossário IF: O que é zerar posição?

Nessa estratégia de investimentos, você vende todos os seus ativos. Para quem ela é recomendada? Quais são as vantagens? Saiba mais no Glossário IF

Zerar posição significa vender todos os seus investimentos. Vamos pensar em ações, por exemplo. Quando você zera a sua posição, emite uma ordem de venda de todos os papéis.

No jogo de pôquer, zerar posição equivale a dar um all in. Quando você entrega todas as suas fichas de uma vez. Mas não é só a fé que sustenta essa sua jogada, claro. Tanto nas cartas quanto nos investimentos, você precisa ter um plano e uma boa estratégia para ter sucesso.

Essa estratégia é uma opção para quem está familiarizado com o mercado. Ou seja, para os mais experientes, que acompanham a Bolsa todo dia e não têm aversão a risco.

Zerar posição é comum no day trade

Zerar posição é uma manobra comum entre quem faz day trade ou swing trade. São pessoas que acompanham o mercado de perto e tentam achar padrões e criar previsões para comprar ações na baixa e vender na alta, ganhando com as variações.

No day trade, tudo acontece no mesmo dia. O investidor compra 20 ações de uma empresa pela manhã, à tarde já vendeu tudo. A diferença para o swing trade é que pode levar semanas. Cada um decide fazer isso por um motivo diferente.

Em geral, existe duas visões sobre isso:

Na primeira, você zera a posição para em curtíssimo prazo ganhar lucros. Por exemplo, você estuda e vê que o minério de ferro deve ser valorizado porque a China vai investir muito nele. Você compra ações deuma mineradora que você considera que estão baratas, assiste elas subindo, e logo vende, porque sabe que é uma alta passageira.

Na segunda, o que acontece é que nem sempre você acerta a previsão, sua bola de cristal é falha, e aí, você vende o quanto antes e evitar prejuízos. Vai que a China anuncia a valorização, mas a mineradora que você investiu se envolve em um crime ambiental no mesmo dia e só tem queda. Você zera posição na velocidade da luz pra frear as perdas.

Saiba mais sobre zerar posição e assista ao Glossário IF!


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 19h10
S&P 500 registra pior primeiro semestre desde 1970, Nasdaq cai quase 30% no semestre

O índice Nasdaq, que reúne empresas não financeiras e as de tecnologia, caiu mais de 20% nos últimos três meses, seu pior desempenho desde 2008

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 15h17
Dólar apaga ganhos e fica abaixo dos R$ 5,20

Moeda americana chegou a R$ 5,27 na máxima do dia

Redação IF Publicado em 30.jun.2022 às 10h21