Glossário IF: O que é swing trade?

Nessa estratégia, você compra e vende ativos na Bolsa de Valores várias vezes em uma semana. Saiba mais no Glossário IF

O Glossário IF de hoje explica o que é o swing trade, uma operação a curto e médio prazos, para quem está disposto a operar na Bolsa de Valores várias vezes em uma semana. É uma estratégia para comprar e vender ativos, uma modalidade bem conhecida entre os investidores.

Existem muitas possibilidades de como investir na Bolsa de Valores, e como você escolhe agir é uma decisão inteiramente sua. Existem algumas opções:

Uma é comprar ações e deixar lá por meses, sem acompanhar o sobe e desce da Bolsa e da economia. Mas você pode ficar mais ligado no dia a dia e entrar no time de quem faz day trade. Isso nada mais é do que a compra e venda de ações no mesmo dia, tentando lucrar com as variações.

Por último, existe o meio termo, o swing trade. Nesse caso, a emoção é menor, porque você não precisa ficar atento o dia todo. As operações são feitas ao longo de semanas. No entanto, ainda há uma certa tensão porque você precisa operar diversas vezes.

Para fazer swing trade, é preciso ter atenção

A ideia é que no swing trade você ganhe dinheiro com as variações de preço dos ativos, ou seja, você compra esperando que valorize pra vender mais caro do que pagou, em um prazo de dias ou semanas.

Você precisa identificar o percurso das ações no curto prazo, ver se há um padrão no sobe e desce de preços. É um trabalho parecido com o de detetive, tem que observar os detalhe e ver se o que você esperava de fato aconteceu. É Sherlock Holmes, mas não é Missão Impossível!

Na teoria, funciona mais ou menos assim: se uma ação sobe dois dias seguidos, a chance de vir uma queda é grande, porque muitos investidores vendem o papel. Sabendo desse comportamento, e em um mundo ideal, o investidor que se encaixa no swing trade, vende sua carteira sempre na alta.

Quer saber mais sobre swing trade? Veja nosso vídeo do Glossário IF!


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 18h48
Fleury compra Pardini e se aproxima da Dasa no setor de diagnóstico; fusão não altera perspectiva de crescimento, diz Itaú BBA

As ações da Pardini fecharam com alta de 18,99%, negociadas a R$ 19,99, e as da Fleury subiram 16,10%, cotadas a R$ 16,30

Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 18h54
Ibovespa cai 11,50% em junho no pior mês para o mercado local desde março de 2020

Índice perde 5,99% no primeiro semestre; destaque no pregão de hoje, Fleury disparou 16,1% após assinar acordo de fusão com Pardini, que subiu 18,99%

Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 19h10
S&P 500 registra pior primeiro semestre desde 1970, Nasdaq cai quase 30% no semestre

O índice Nasdaq, que reúne empresas não financeiras e as de tecnologia, caiu mais de 20% nos últimos três meses, seu pior desempenho desde 2008

Manhã Inteligente Publicado em 30.jun.2022 às 12h06
PIB dos Estados Unidos, investimentos em debêntures, golpes financeiros

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli comentam esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta quinta (30)