Glossário IF: O que é o CDI?

O Certificado de Depósito Interbancário é um empréstimo entre bancos para manter os caixas com saldo positivo e tem duração de até 24 horas

Pensa que só a gente que tem que se manter saudável? Nada disso! O sistema financeiro do país também precisa. E, para manter a saúde dele, o Banco Central criou uma regra onde todos os bancos devem fechar o dia com saldo positivo, sem entrar no vermelho. Tem que tomar um complemento vitamínico para seguirem firmes e fortes! E isso é o CDI, vou te explicar com detalhes.

O título de transações entre os bancos, chamado CDI, funciona mais ou menos assim: quando o volume de saques de uma instituição supera o de depósitos, ela tem que buscar a diferença com outros bancos que tiveram, naquele mesmo dia, arrecadado mais do que a despesa. Lembra do vídeo em que a gente falou sobre CDB – o título de renda fixa em que emprestamos dinheiro ao banco por um período pré-determinado? O CDI segue a mesma lógica, só que o empréstimo é entre bancos.

CDI é um empréstimo entre bancos

O significado de CDI é Certificado de Depósito Interbancário, e esse empréstimo que acontece entre bancos para manter os caixas com saldo positivo tem duração de até 24 horas. O índice de juros cobrado pela transação é a Taxa DI que tem um valor muito próximo da Selic, que é determinada pelo Copom.

E por falar em Copom, o Comitê de Política Monetária se reúne a cada 45 dias pra definir se a Selic será mantida, ampliada ou reduzida, de acordo com as necessidades econômicas do país. Depois que definem a famosa taxa Selic, é possível chegar à taxa DI, geralmente, é 0,10 ponto percentual abaixo da Selic. Aí é só fazer a conta. Com a Selic a 10,75% ao ano, a taxa DI estará a 10,65%, assim como o CDI, entendeu? Essa taxa é calculada diariamente e pode ser consultada no site da B3.

Saiba mais sobre o CDI no Glossário IF!