A geração Z está saindo da casa dos pais?

Com as vacinas contra a Covid-19, os jovens estão voltando a trabalhar e socializar. Mas esse é o momento de ir morar sozinho?

Geração X, Y ou millennial e Z. Até aqui tudo bem, né?! Mas e a “Geração Canguru”, alguém aí já ouviu falar?

Na França, nos anos 90, surgiu um movimento de jovens entre 25 e 34 anos que, por falta de recursos econômicos, começou a prolongar a estadia na casa dos pais, convivendo em família por mais tempo. Essa espécie de fenômeno ganhou o nome de “Geração Canguru”. Exatamente como os filhotes de canguru que vivem na bolsa da mãe até se desenvolverem completamente.

Pandemia fez a geração Z voltar para a casa dos pais

Recentemente, durante o auge da pandemia de Covid-19, muitos jovens que tinham ido morar sozinhos ou com amigos, foram obrigados a voltar para casa dos pais por dois motivos: finanças abaladas pela crise e preocupação em ajudar a família. Nessa volta, muitos deles tiveram que morar no quarto da adolescência. Pode? Imagina só voltar para casa dos pais e ainda morar no quarto que passamos todos os perrengues daquela época? Pois é, naquele momento, esses jovens procuravam acolhimento e tranquilidade. Mas, por outro lado, estavam frustrados com as incertezas que estavam rolando.

Com a chegada das vacinas – já estamos indo para a 4ª dose –, a população foi se tranquilizando, voltando a sair de casa para trabalhar e até para socializar. E esse novo comportamento está gerando, agora, um outro movimento, uma onda contrária. O que isso quer dizer? Que esses mesmos jovens que hoje moram na casa dos pais, estão ensaiando uma próxima mudança.

Para morar sozinho, existem barreiras financeiras

Tal mudança tem uma questão financeira que representa uma barreira latente. Por terem menos de 30 anos, as pessoas da geração Z ainda não têm uma carreira consolidada, não ocupam altos cargos nem ganham um salário razoável.

Para você ter uma ideia de como as coisas estão mudando, uma pesquisa realizada pela agência Today e comprovada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mostrou que mais de 80% dos jovens de 25 a 29 anos preferem alugar imóveis em vez de comprá-los.

Isso não é nenhuma novidade já que o poder aquisitivo do brasileiro não é alto. Comprar um imóvel, mesmo que financiado, é um sonho distante para a maioria das pessoas. Outra descoberta foi que 71% dos entrevistados desejam morar perto do trabalho. Quem depende de transporte público, geralmente, tem essa preferência porque passa muito tempo no trajeto casa-trabalho-casa.

Os jovens da geração Z vão conseguir sair da casa dos pais? Como organizar as finanças para morar sozinho? Saiba mais sobre esse assunto no Papo de Finanças com Nina Silva!