É possível ganhar dinheiro no Metaverso?

No universo virtual, também existem maneiras de investir. Porém, como todo investimento – por mais seguro que seja, existe risco

No Metaverso, universo virtual onde as pessoas viram avatares, também existem maneiras de investir e ganhar dinheiro. Porém, como todo investimento – por mais seguro que seja, existe risco. Os ativos vão desde a compra de ações de empresas ligadas à tecnologia até o mercado digital com os criptoativos que já fazem parte dele. Mas a estratégia, neste caso, é pensar em logo prazo, porque a volatilidade do mercado existe também no mundo virtual.

Como surgiu o metaverso?

A primeira vez que o termo metaverso surgiu foi num romance de ficção científica, o “Snow Crash”, de Neal Stephenson, em 1992. Ele teve a brilhante ideia de juntar as palavras “meta” – que podemos traduzir do inglês como “transcendente” ou “mais abrangente” e “universo”. Os personagens desse livro usam avatares digitais para entrar em um universo online, na maioria das vezes, para fugir dos traumas da realidade distópica em que vivem. Além disso, não podemos esquecer do criador do jogo virtual Second Life, Philip Rosedale. Nele, os personagens virtuais criados pelos usuários interagem em um universo digital.

Mark Zuckerberg fez o metaverso bombar

Porém, esse negócio de Metaverso começou a bombar mesmo depois que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook mudou o nome da empresa para Meta, fazendo, justamente, uma referência ao Metaverso. Vejam vocês, isso aconteceu em outubro de 2021 e fez com que as ações da empresa subissem. Quem comprou naquele momento, ficou bem feliz. No primeiro trimestre deste ano, elas ainda estavam em alta. Mas como no mercado financeiro nada pode ser escrito em pedra, é melhor não se empolgar muito, não!

Como ganhar dinheiro com esse universo virtual?

Nesse universo virtual existe uma gama de possibilidades para investidores de diferentes perfis – desde compra de ações de empresas ligadas à tecnologia até o mercado digital com os criptoativos que já fazem parte dele. Mas a estratégia aqui é pensar em logo prazo, porque, como a gente sabe, é preciso sempre contar com a volatilidade do mercado, seja ele real ou virtual.

Saiba mais sobre o metaverso no Papo de Finanças com a Nina Silva!