Como ter segurança nos investimentos?

Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos

O que a gente pode fazer para se sentir seguro nos investimentos durante momentos de tanta tensão na economia global? Não é surpresa para ninguém, o mundo todo está sofrendo com as altas taxas de juros e inflação. Ainda temos guerra, pandemia, eleições no Brasil… São tantos cenários pra aumentar a volatilidade que dá frio na barriga só de pensar.

Será que vale investir mesmo com tanta emoção? Será que a gente guarda o dinheiro debaixo do colchão?

É perfeitamente compreensível a insegurança que as notícias sobre o mercado causam. Semana passada teve Super Quarta, os bancos centrais americano e o brasileiro aumentaram os juros, as bolsas ficaram tensas e despencaram, muitos investidores ficaram receosos e tiraram o dinheiro de ativos de renda variável para voltar pra renda fixa ou até buscar os Treasuries, títulos do tesouro americano tidos como os investimentos mais seguros do mundo.

Reavaliar é importante para ter segurança nos investimentos

Fica de um lado um anjinho falando: “Ignora isso e segue a vida”. E o diabinho: “Tá um inferno isso aqui, vamos mexer na carteira”. E você perdido sem saber quem ouvir. Toda hora é hora de reavaliar a carteira, ela tem que ser viva. Mas você não pode deixar a euforia ou o medo te controlarem nas decisões. Tudo bem ser emocional, mas tem que ponderar o racional.

Então, tá vendo que as notícias estão alarmantes? Para um pouco, estuda seu portfólio, lembra porque você tomou aquelas decisões no passado, e, ao mesmo tempo, analisa o mercado atual e checa se aquelas escolhas ainda fazem sentido. O cenário é um dos mais desafiadores dos últimos anos, então você precisa avaliar seus movimentos com minúcia pra ter decisões mais assertivas.

E não esquece de checar a liquidez, para não resgatar nada antes do vencimento e perder dinheiro.

Saiba mais sobre ter mais segurança nos investimentos no Papo de Finanças!