Como rebalancear minha carteira de investimentos?

Com tantas incertezas, pode ser um bom momento para rever seus investimentos. Como fazer isso? Márcio Bandeira, da Guide Investimentos, responde

Aumento dos juros, inflação, guerra, eleições polarizadas. No Brasil, e no mundo, são grandes os desafios para a economia. E você, investidor e investidora, olha para tudo isso e pensa: o que eu faço agora? Mexo nos meus investimentos? Ou ignoro tudo isso e sigo a vida? Afinal, qual é o melhor momento para repensar a carteira de investimentos?

Conservador ou conservadora, moderado ou moderada ou ainda arrojado e arrojada. Não importa qual seja o seu perfil, o contexto econômico global mudou para todo mundo depois da pandemia. E vem se piorando com a guerra na Ucrânia. As consequências desses eventos devem reverberar por anos ainda.

Então, pode ser um momento importante para você repensar a sua carteira de investimentos. O que fazer, como avaliar, quais os possíveis caminhos? O convidado de Anne Dias, editora da IF, ajuda a pensar sobre o que fazer com a carteira de investimentos.

Formado em Administração pelo Mackenzie e com MBA em Finanças pela USP, Márcio Bandeira é assessor da Guide Investimentos há mais de nove anos. Também acumula passagens por empresas como Ativa, Ágora e Unibanco.

Ele responde às seguintes perguntas:

  • Em um momento tenso como o que vivemos, o investidor e a investidora devem reavaliar a carteira?
  • Quando é o momento adequado?
  • Como e por onde o investidor pode começar a rebalancear?
  • Para uma carteira de longo prazo (20, 30 anos) faz sentido esse rebalanceamento?
  • Qual é o principal erro que as pessoas cometem quando vão rebalancear a carteira?

Como proteger sua carteira de investimentos?

Nelson Muscari é coordenador de Fundos na Guide Investimentos. Especialista em investimentos, Muscari atua no mercado financeiro desde 2012. Na Entrevista da Semana, ele começa explicando o que é proteger sua carteira de investimentos e por que ela é tão importante. Em seguida, diz se é todo investidor tem que ter essa proteção ou se os ultra arriscados não precisam. Depois, fala sobre renda fixa e renda variável. Como é possível se proteger e com quais ativos? Por último, Nelson Muscari diz como ele protege sua própria carteira de investimentos.