Invista em empresas estrangeiras com os BDRs

Esses ativos abrem as portas para brasileiros investirem em ações de empresas listadas no exterior

Diversificar seus investimentos é muito importante. Por isso, hoje vamos apresentar os BDRs, que abrem as portas para brasileiros investirem em ações de empresas listadas no exterior sem precisar comprar ações diretamente lá fora. Investir no exterior pode ser uma boa. Além de diversificar os riscos e os ganhos do seu portfólio, você aproveita os momentos em que o real estiver desvalorizado e deixa uma parte do seu dinheiro em economias mais estáveis.

E como faz para investir no exterior? Tem que ter conta em outro país? Isso está muito longe da minha realidade? Você só precisa conhecer os BDRs, apelido dado aos recibos depositários brasileiros, investimentos acessíveis para qualquer investidor. Em inglês, se fala: Brazilian Depositary Receipt.

Os BDRs são certificados de depósitos emitidos e negociados em reais, por corretoras do Brasil, mas representam ações de empresas listadas em Bolsas de outros países! Ou seja, você investe no exterior sem burocracias, diretamente do Brasil.

BDRs facilitaram investir fora do Brasil

Antes da existência dos BDRs, o brasileiro tinha que enviar dinheiro ao exterior, abrir uma conta em corretora estrangeira e comprar em dólares. Agora, com estes recibos, os principais ativos americanos estão na B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil.

Para toda essa operação dar certo o que acontece na prática é que você não compra a ação em si, mas títulos que representam esses papéis. Você fica com a posse de certificados que representam as ações, e isso não impacta em nada na veracidade do seu investimento. É um processo organizado e fiscalizado pela Comissão de Valores Mobiliários brasileira.

Vale reforçar que BDRs representam ações, então são ativos de Renda Variável, trazem riscos, são investimentos voláteis. Tanto que refletem a flutuação do câmbio. Por exemplo, se o dólar sobe, o BDR tende a se valorizar, se o dólar cai, ele cai também.

Saiba mais sobre os BDRs no nosso vídeo!