O que são e o que fazem os bancos múltiplos?

Esses bancos dão conta de várias tarefas ao mesmo tempo e têm diversas categorias. Saiba mais no Glossário IF

Todo mundo sai por aí dizendo: “preciso resolver isso e aquilo no banco”. Preciso ligar no banco, ir ao banco, entrar no app do banco. Mas você já parou realmente para pensar o que é o banco? É um intermediário entre quem tem muita grana e quem precisa dela. Basicamente, o banco capta dinheiro, pagando juros e, depois, oferece por uma taxa maior para quem tá precisando. É daí que surge seu lucro. Mas sabia que tem um tipo de banco que acumula outras funções? Maju Marques apresenta os bancos múltiplos, que dão conta de várias tarefas ao mesmo tempo com eficiência.

Os bancos múltiplos fazem operações de várias outras instituições financeiras e oferecem um monte de serviços, tipo: conta-corrente, cartão de crédito, empréstimo, consórcio, investimentos, cartão de débito, financiamentos e por aí vai. Mas nem todos os bancos são assim. Existem diferentes categorias.

Existem diferentes categorias de bancos múltiplos

Os bancos comerciais só oferecem crédito de curto e médio prazo para pessoas físicas, empresas pequenas e médias. E, normalmente, têm muitos clientes. Já os bancos de investimentos administram fundos de investimentos, oferecem capital de giro e crédito de médio e longo prazo, entre outros serviços. Eles preferem uma quantidade menor de clientes maiores e captam dinheiro a prazo, enquanto os comerciais podem pegar a prazo e à vista.

E tem ainda os bancos de desenvolvimento, que são instituições públicas como o BNDES, por exemplo, que dão empréstimos para projetos muito grandes e que precisam de muito dinheiro. Para ser considerado banco múltiplo, ele deve ter no mínimo duas carteiras. Uma carteira comercial ou de investimento e outra qualquer. Existem múltiplos que chegam a ter cinco carteiras, sendo considerados pelo Banco Central como bancos múltiplos 01.

Saiba mais sobre os bancos múltiplos, como funcionam e sua importância no Glossário IF!