Retrospectiva 2021 e perspectivas para o bolso do brasileiro em 2022

Neste episódio, o podcast Direto no Bolso olha para o ano que passou e fala sobre as projeções para 2022

Na virada de 2020 para 2021, havia a espera pela vacina contra a covid-19, o desejo de controle da pandemia e a ânsia pela retomada das atividades. A vacina veio. No dia 17 de janeiro, a enfermeira Mônica Calazans foi a primeira brasileira a receber uma dose.

No entanto, veio também a segunda onda da pandemia, com a média diária de mortes acima de 3 mil. O que também começou a frustrar a expectativa de melhora econômica. Em seguida, outro problema entrou em cena, pesando muito no bolso do brasileiro: a disparada da inflação.

O convidado deste episódio do podcast é Sérgio Vale, economista-chefe da consultoria MB Associados. Ele nos ajudou a fazer uma retrospectiva de 2021 e saber quais são as projeções para 2022. Ele explica os motivos que fizeram a inflação passar de 10% no acumulado em 12 meses. Diante da pressão dos preços, o Banco Central precisou subir a Selic. A taxa básica de juros saltou de 2% para 9,25% ao ano ao longo de 2021.

O quadro que se desenhava para 2022 já não era favorável. E aí veio a PEC dos Precatórios. A proposta foi o caminho encontrado pelo governo para viabilizar o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família. A maneira pela qual a discussão foi feita trouxe muitas incertezas, principalmente por mexer no teto de gastos, mecanismo de responsabilidade fiscal para limitar o crescimento das despesas do governo.

Olhando para 2022, o economista-chefe da MB Associados avaliou o que pode ter de positivo e os setores que podem se destacar. Para fechar a conversa, o Sérgio Vale também fez um panorama para os investimentos.

Ouça a retrospectiva de 2021 e as perspectivas para 2022 neste episódio do Direto no Bolso.

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar a inflação e outros fatos importantes, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts. Ouça todos os episódios já publicados.