Quando a inflação vai diminuir?
O podcast Direto no Bolso conversa com a economista Júlia Passabom, que explica o que precisa acontecer para a inflação recuar e o que você deve fazer com seus investimentos agora

Existe alguma perspectiva de quando a inflação vai diminuir? Essa é a pergunta que muitos brasileiros estão se fazendo, já que a alta nos preços está correndo sua renda.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou na última semana que a inflação medida pelo IPCA acelerou em outubro e atingiu um novo pico no acumulado em 12 meses. O índice que acompanha a variação dos preços aos consumidores ficou em 10,67%.
Para termos uma ideia da dimensão do problema, foi o maior patamar desde o final de 2015. Ele fica evidente na hora de abastecer o carro, na passada pelo supermercado e quando chega a conta mensal de energia.
No terceiro episódio do podcast Direto No Bolso, o jornalista Lucas Andrade conversa com a economista Júlia Passabom, do Itaú Unibanco. A especialista explica por que a inflação insiste em continuar alta e aponta o que pode contribuir para que os preços comecem a cair nos próximos meses.
Alta dos juros vai diminuir a inflação?
A economista fala também do problema da escassez hídrica e como o início das chuvas afasta o risco de racionamento ou até mesmo de um apagão. Ela destaca ainda o movimento do Banco Central de aumentar o ritmo de subida da taxa Selic. A tendência é que os juros básicos maiores desestimulem o consumo e forcem a queda dos preços.
Para fechar o episódio, Júlia Passabom explica como os investimentos podem funcionar para proteger seu dinheiro contra os efeitos da inflação. A dica da economista é focada especialmente em quem deixa dinheiro parado na conta-corrente ou tem reserva guardada na caderneta de poupança.
Ouça o podcast Direto no Bolso e saiba mais sobre o rumos da economia brasileira e se há perspectivas de quando a inflação vai diminuir.
Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Spotify, Google e PocketCasts.
Não deixe de ouvir o episódio de estreia.
Indicadores são importantes prévias da inflação de maio e da atividade econômica de março
Analistas projetam expansão menor em 2023 e inflação global maior, também devido à guerra na Ucrânia e à alta de juros nos EUA
O que é simples hoje, já consumiu muito do seu tempo
Rede afirma que o resultado reflete o aumento de despesas financeiras no período
Presidente voltou a criticar o lucro da empresa
O ponto mais importante foi a indicação de que o Copom avalia duas alternativas para chegar à meta de inflação: subir os juros a um pico maior ou adiar o ciclo de baixa
Para ex-BC e sócio fundador da Mauá Capital, brecha poderá vir após reacomodação de mercados diante de aperto do banco central dos EUA
Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores
Investidores buscam cada vez diversificar suas carteiras
A informação foi publicada no blog da jornalista Malu Gaspar, no site do jornal O Globo
Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos