Direto no Bolso: como antecipar despesas e não prejudicar as finanças

Especialistas explicam como você pode se planejar para não perder o controle das finanças e acabar endividado

antecipar despesas direto no bolso

Este episódio do podcast Direto no Bolso aborda a importância de você ter conhecimento das despesas futuras que irá assumir ao comprar um bem. O exemplo mais claro disso é o carro. Ao pegar a chave do veículo, ainda que tenha feito o pagamento integral, você vai precisar lidar com custos como gasolina, lavagem, estacionamento, manutenção, além de seguro e impostos.

Ao não se planejar para isso ou jogar o problema para frente, as suas finanças podem ficar comprometidas. Conversamos com dois especialistas para ajudar você a antecipar as despesas e se preparar melhor para lidar com a situação e afastar o risco de ficar endividado.

Antecipar despesas para não prejudicar o orçamento

Um dos convidados é Emir Zanatto, CEO da TEx, empresa de tecnologia voltada para o mercado de seguros. Ele fala sobre uma das despesas que mais doem no bolso: o seguro do carro. A Tex desenvolveu um índice que acompanha a variação dos preços no Brasil.

O CEO da TEx lista também as características que tornam o seguro do carro mais caro. Entender a composição do valor do seguro do carro pode ajudar a decidir qual modelo cabe no seu bolso. Além de prever o peso dessa despesa a cada ano em seu orçamento.

O planejador financeiro Raphael Carneiro, da Petra Capital, destaca os problemas de não considerar esses custos atrelados ao carro e que virão no futuro. O que fazer, então? O planejador financeiro conta que uma forma eficiente é se preparar um ano antes e já separar um reserva. E quando há um aumento grande entre um ano e outro? Carneiro dá mais dicas.

Ouça o Direto no Bolso e saiba mais sobre a importância de antecipar despesas.

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar a inflação e outros fatos importantes, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts. Ouça todos os episódios já publicados.


Você também pode gostar
Henrique Silva Publicado em 20.maio.2022 às 16h51
Dinheiro deve ser assunto logo no primeiro encontro?

Caso da jornalista que recebeu planilha de gastos do "date" tem muito a ensinar

JOTA Atualizado em 21.maio.2022 às 07h47
Análise: Como mitigar os efeitos da inflação no seu bolso?

Correção dos rendimentos pela inflação os leva à faixa superior da tabela progressiva do IR

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 09h28
Rio ou São Paulo: onde o aluguel é mais barato?

Se for para investir, cuidado. Até a poupança tem rentabilidade melhor do que a locação

Gustavo Zanfer Atualizado em 21.maio.2022 às 07h43
Como montar uma carteira de longo prazo?

É difícil, mas é importante ter uma estratégia financeira para daqui a alguns anos

Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras