O que são blockchains e qual é sua relação com criptomoedas

Blockchain é um sistema que registra e rastreia transações de ativos tangíveis, como bens materiais, ou intangíveis, como patentes, direitos autorais, transferências e outros. Entenda como funciona esse sistema.

Você já deve ter ouvido falar do bitcoin e criptomoedas, mas sabe o que são os blockchains? O que isso tem a ver com esses ativos digitais? É isso que o vídeo do Glossário IF vai explicar.

Blockchain é um sistema que faz duas coisas importantes: registra e rastreia transações de ativos, tudo de maneira online. Esses ativos podem ser tangíveis, como bens materiais, ou intangíveis, como patentes, direitos autorais, transferências e outros documentos.

Imagine que a rede do blockchain seja como um grande “Lego” com blocos interligados. Quando uma transação acontece, ela fica registrada –seja uma transferência de criptomoeda ou o registro de uma patente – e se transforma em uma pequena peça deste “Lego”.

Em seguida, computadores espalhados pelo mundo verificam a transação e analisam se ela é ou não legítima. Uma vez que o sistema aprova a transação, essa pequena peça se junta a outras peças (transações que também verificadas anteriormente), formando um bloco. 

Como funcionam e o que são os blockchains

A partir desse momento, o bloco recebe um código único e se junta a outros blocos como ele, formando o “Lego maior” (uma espécie de “corrente”). É isso o que os blockchains são. Esse código é criado justamente a partir do código do bloco anterior.

Ou seja, mudar um único código da rede significaria alterar todos os outros interligados – o que torna tudo muito seguro. Todas as informações passam por criptografia. Dessa forma, qualquer um pode acessar a rede e ver o conjunto todo, mas não consegue saber detalhes das transações – apenas enxergam que aconteceram. Essa é uma das principais vantagens do sistema.

Quer saber mais sobre o que são os blockchains e como eles funcionam? Veja o vídeo do Glossário da Inteligência Financeira, entenda como funciona esse sistema, o que ele tem a ver com criptomoedas e como ele pode aparecer na sua rotina.