O que é a Selic e como esse índice afeta sua vida e a economia

Como a taxa básica de juros afeta sua vida? Que impacto ela tem na economia brasileira? Saiba mais no vídeo do Glossário IF.

Você sabe o que é a Selic? Como essa taxa afeta sua vida? Que impacto ela tem na economia brasileira? É isso o que o vídeo de Glossário vai explicar.

Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é a base e influencia todas as taxas de juros do país, como taxas dos empréstimos, financiamentos e investimentos. Se a gente fosse dar um papel para a Selic em um filme de herói, ela seria a arma secreta do Banco Central. Ela pode controlar a inflação, ou então, aumentar os juros e encarecer os empréstimos.

Tudo começa no Banco Central, que ajuda em uma questão importante para o governo: ter dinheiro em caixa. Fora o que é arrecadado com impostos, o Banco Central auxilia com a arrecadação por empréstimos, negociando títulos públicos federais, chamados de Tesouro Direto. A maior parte desses títulos é comprada por instituições financeiras. Ou seja, outros bancos ou corretoras.

Isso porque, por lei, eles precisam manter um saldo equilibrado ao fim de cada dia. Mas com tanta operação acontecendo ao mesmo tempo, é comum que encerrem o período de trabalho com uma quantia maior ou menor que deveriam.

Os bancos vendem e pegam empréstimos entre si, oferecendo como garantia títulos públicos adquiridos do Banco Central. Esses empréstimos têm curta duração e são liquidados dentro de 24 horas, e a Selic é a taxa cobrada nessas operações. Inclusive, o nome Selic vem de “Sistema Especial de Liquidação e de Custódia”, o sistema no qual são operados esses títulos.

Recapitulando, se um banco precisa de dinheiro para quem ele pede? Para outro banco! Como ele paga por esse empréstimo? Com a Selic Over, a taxa usada nos empréstimos entre os bancos de um dia para o outro. Mas fica a dúvida: o que a taxa dos bancos tem a ver com a minha vida?

Veja o vídeo do Glossário IF e saiba mais!