O que é renda variável e como ela pode trabalhar a seu favor

Nina Silva e Maju Marques explicam como funciona esse tipo de investimento, os riscos envolvidos e como saber se ele é para você

Você sabe o que é a renda variável e como ela funciona? Sabe se ela é a melhor opção para você?

No mundo dos investimentos não existe uma fórmula mágica que se aplica para qualquer caso, e que a maior variante é você. Como cada um tem sua personalidade, suas características, saldo bancário, prioridades, condição de vida, é preciso entender qual a sua disponibilidade para entrar no mercado.

É normal aconselhar novos investidores a entender qual o perfil antes de começar a aplicar o dinheiro, é como escolher as regras antes de entrar para o jogo. Seu perfil vai ser um compilado de características comportamentais, conhecimento financeiro e disposição ao risco. É importante começar de mansinho, proteger um pouco o seu dinheiro e conforme você for entendendo o movimento do mercado.

No entanto, só porque seu perfil é mais conservador, não quer dizer que você não possa investir em renda variável. Não é necessário ter medo de renda variável, mas é necessário ter cuidado. Todo economista vai recomendar que você tenha uma carteira diversificada, que significa que você tem que colocar o dinheiro em ativos diferentes.

Como pessoa conservadora você pode colocar a maior parte do seu dinheiro em renda fixa, mais seguro, e uma pequena parcela em papéis de renda variável.

A renda variável é um tipo de aplicação financeira em que você não consegue prever os retornos, ou seja, o seu retorno varia. Por isso, falamos que esse tipo de ativo tem mais risco, você depende da volatilidade do mercado. É possível criar projeções de como o investimento vai performar, o que fica mais fácil quanto mais você acompanha o mercado, mas não dá para cravar a resposta. Assim, a renda variável fica oposta a renda fixa, que tem a rentabilidade determinada no momento da aplicação.

Quer saber mais sobre a renda variável e seu perfil de investidor? Veja nosso vídeo!


Você também pode gostar
Valor Econômico Atualizado em 21.maio.2022 às 14h26
CEOs fizeram até selfie com Musk, mas reclamaram de ‘conversa fiada’

A promessa era um evento no interior de São Paulo para falar sobre Amazônia conectada, proteção e educação. Mas pouca coisa aconteceu na prática