Por que a inflação não caiu se a Selic começou a subir em março?

O Copom tem aumentado a taxa Selic seguidamente, mas os preços continuam pressionados. Por que isso acontece? O Direto no Bolso responde a essa e outras perguntas

inflação

Em sua última reunião de 2021, o Copom subiu a taxa Selic em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano. Essa foi a sétima alta seguida dos juros neste ano. O aperto monetário, que deve continuar pelo menos até o primeiro trimestre de 2022, é explicado pela persistência da inflação em um patamar elevado. No resultado de novembro, o IPCA ficou em 10,74% no acumulado em 12 meses.

Se o BC começou a subir a Selic em março de 2021 e não parou mais, quando é então que os juros mais altos vão fazer efeito para derrubar a inflação? O podcast Direto no Bolso conversou com Juliana Inhasz, professora e coordenadora do curso de economia do Insper, para entender essa dinâmica.

Inhasz deixou claro: tudo que não temos no momento é estabilidade. Apesar de um cenário turbulento, a professora do Insper considera que a inflação deve começar a desacelerar. No podcast, ela explica os motivos.

Outra pergunta que a professora Juliana Inhasz respondeu foi: quais são os sinais observados pelo BC para definir o momento de parar o ciclo de aperto monetário? E o que vem a seguir, quando a autoridade monetária entender que a inflação está estável em um nível mais adequado? Pra fechar a conversa, ela detalhou como seria cenário em que o BC pode voltar a cortar a Selic.

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar a inflação e outros fatos importantes, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts.

Ouça todos os episódios já publicados.


Você também pode gostar
Valor Econômico Atualizado em 16.maio.2022 às 20h10
Magazine Luiza reverte lucro e tem prejuízo de R$ 161,3 milhões no primeiro trimestre

Rede afirma que o resultado reflete o aumento de despesas financeiras no período

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 12h23
Sondagem da XP vê inflação no fim de 2022 maior do que projeção do último Focus

Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores

Manhã Inteligente Publicado em 16.maio.2022 às 10h50
Greve no Banco Central, dados econômicos de Brasil e EUA, novo índice agro na B3

Isabela Carvalho e Victor Vietti comentam esses e outros assuntos que podem afetar seus investimentos