Não perca controle dos seus gastos no fim de ano

Especialistas dão dicas de como não estourar o orçamento nas festas de Natal e Ano-Novo

gastos fim de ano inteligencia financeira direto no bolso podcast

Dezembro é um mês em que muitos de nós ficam mais sentimentais. Esse lado emotivo tem a ver com as confraternizações de fim de ano. Celebrar com os amigos e colegas de trabalho o que passou. Estar perto dos familiares e relembrar histórias e momentos marcantes. O problema é que esse coração mole pode ser a brecha para a gente abrir a carteira como se não houvesse amanhã. Uma compra por impulso aqui, outro gasto sem pensar ali e, quando vamos ver, o orçamento está estourado e perdemos controle dos gastos no fim de ano.

Como a conta de uma gastança descontrolada sempre vem, o jornalista Lucas Andrade conversou com dois especialistas para saber o que fazer para não arruinar as finanças por meses e até cair em uma dívida. Os convidados da semana são: Cíntia Senna, terapeuta financeira e mestre em educação financeira, e Marco Afonso, diretor da plataforma de crédito Bom Pra Crédito.

Cíntia Senna falou sobre qual é a maior tentação nessa época do ano que leva a gente a gastar sem pensar. Ela também explicou qual é a importância de identificar e ter a noção de que você fez uma compra por impulso. No caso de você ter perdido um pouco do controle, ela dá dicas do que fazer para reequilibrar as contas. 

O Marco Afonso também dá mais sugestões do que fazer para minimizar os danos de um gasto impensado. Ele destaca que o momento da economia, de inflação alta e juros em elevação, não é favorável.  Por isso, reforça o conselho de não gastar mais do que o orçamento aguenta.

Por último, a Cíntia Senna dá dicas para quem pensa em presentear e realizar confraternizações sem o risco de comprometer o orçamento. Além disso, ela explica como você pode organizar melhor suas finanças daqui para a frente. 

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar como renegociar dívidas e outros fatos importam, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts.

Ouça todos os episódios já publicados.


Você também pode gostar
Listas IF Atualizado em 18.maio.2022 às 17h29 Duração 1 min.
Pense bem antes de gastar no cartão de crédito

O que você pode fazer para gastar com sabedoria (e sem afobação)? Maju Marques dá quatro dicas para cuidar do seu dinheiro

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira

Redação IF Publicado em 12.maio.2022 às 12h41
Magalu lança conta digital sem mensalidade e cartão de crédito para empresas

A fintech Magalu anunciou nesta quinta-feira o lançamento de dois produtos, um cartão de crédito corporativo e uma operação de empréstimo pessoal para pessoas físicas