Não perca controle dos seus gastos no fim de ano

Especialistas dão dicas de como não estourar o orçamento nas festas de Natal e Ano-Novo

Dezembro é um mês em que muitos de nós ficam mais sentimentais. Esse lado emotivo tem a ver com as confraternizações de fim de ano. Celebrar com os amigos e colegas de trabalho o que passou. Estar perto dos familiares e relembrar histórias e momentos marcantes. O problema é que esse coração mole pode ser a brecha para a gente abrir a carteira como se não houvesse amanhã. Uma compra por impulso aqui, outro gasto sem pensar ali e, quando vamos ver, o orçamento está estourado e perdemos controle dos gastos no fim de ano.

Como a conta de uma gastança descontrolada sempre vem, o jornalista Lucas Andrade conversou com dois especialistas para saber o que fazer para não arruinar as finanças por meses e até cair em uma dívida. Os convidados da semana são: Cíntia Senna, terapeuta financeira e mestre em educação financeira, e Marco Afonso, diretor da plataforma de crédito Bom Pra Crédito.

Cíntia Senna falou sobre qual é a maior tentação nessa época do ano que leva a gente a gastar sem pensar. Ela também explicou qual é a importância de identificar e ter a noção de que você fez uma compra por impulso. No caso de você ter perdido um pouco do controle, ela dá dicas do que fazer para reequilibrar as contas. 

O Marco Afonso também dá mais sugestões do que fazer para minimizar os danos de um gasto impensado. Ele destaca que o momento da economia, de inflação alta e juros em elevação, não é favorável.  Por isso, reforça o conselho de não gastar mais do que o orçamento aguenta.

Por último, a Cíntia Senna dá dicas para quem pensa em presentear e realizar confraternizações sem o risco de comprometer o orçamento. Além disso, ela explica como você pode organizar melhor suas finanças daqui para a frente. 

Sobre o podcast Direto no Bolso

O jornalista Lucas Andrade conversa com especialistas com bastante conhecimento na bagagem para que você entenda de uma maneira bem prática como o assunto do momento pode influenciar as suas finanças e seus investimentos. Além de uma contextualização do cenário, para explicar como renegociar dívidas e outros fatos importam, os convidados fazem análises e dão dicas que podem ajudar você a tomar melhores decisões para o seu dinheiro.

A proposta do Direto no Bolso é abordar temas que interessam desde quem quer sair das dívidas, passando por quem quer engordar a reserva financeira de emergência até quem já está na jornada de investimento e quer dar um passo a mais com segurança. Um podcast para cuidar bem e valorizar o seu dinheiro.

Inscreva-se no Direto no Bolso em sua plataforma de podcasts favorita: Anchor, Apple, Spotify, Google e PocketCasts.

Ouça todos os episódios já publicados.