Como cuidar do seu dinheiro em 6 passos

Você sofre toda vez que precisa abrir o aplicativo do banco? Tem pesadelos com seu saldo? Saiba como organizar suas finanças.

Você sofre toda vez que precisa abrir o aplicativo do banco? Tem pesadelos com seu saldo? Quando pensa em dinheiro, quase passa mal? Então, esse vídeo é para você, que precisa aprender como cuidar do seu dinheiro 

O primeiro passo para fazer as pazes com o seu saldo é fazer da organização um hábito. Uma dica é fingir que você é uma empresa, e registra o seu fluxo de caixa, ou seja, documenta todas as entradas e saídas de dinheiro da sua conta. Fazendo isso, você tem tanto a visão macro quanto a micro de como lida com as finanças. Afinal, a gente não resolve nenhum problema sem entender o contexto como um todo. Isso é cuidar do seu dinheiro. 

É necessário saber quanto dinheiro entra. Por isso, lembre-se de que a conta é com o salário líquido e não o bruto. Calcule o quanto você gasta em contas de todos os tipos: o aluguel, passando pelos gastos de lazer, alimentação, educação. Além disso, não se esqueça dos gastos supérfluos. Eles também entram nessa conta.  

Passos para cuidar do seu dinheiro

Para cuidar do seu dinheiro, use aplicativos de organização financeira. Existem várias opções. Essas ferramentas costumam perguntar cada um dos gastos, separando por área da vida. A maioria cria gráficos, para ficar bem fácil de visualizar para onde o seu dinheiro vai. 

O segundo passo é analisar sua situação com frieza. Faça o diagnóstico da sua conta: está saudável ou está doente? Você precisa saber se ganha mais do que gasta ou se o salário evapora assim que cai na conta. 

É importante avaliar a porcentagem que você gasta com cada coisa. Por exemplo, se ganho mil reais e estou gastando todo mês R$ 300 em blusinhas, isso representa 30% do meu dinheiro. É um valor alto e pode comprometer o pagamento de um boleto mais importante, como o gás ou a luz.  

Quer saber mais sobre estratégias sobre como cuidar do seu dinheiro? Veja o vídeo!  


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 16h08
Por dentro de uma reunião dos devedores anônimos

Irmandade ajuda as pessoas a se livrarem do vício das compras

Anne Dias Publicado em 13.maio.2022 às 07h00
Qual é o peso da sorte e do azar no mundo dos investimentos?

O antídoto contra esta sexta-feira (13) no seu bolso é a educação financeira

Redação IF Publicado em 12.maio.2022 às 12h41
Magalu lança conta digital sem mensalidade e cartão de crédito para empresas

A fintech Magalu anunciou nesta quinta-feira o lançamento de dois produtos, um cartão de crédito corporativo e uma operação de empréstimo pessoal para pessoas físicas

Valor Econômico Atualizado em 10.maio.2022 às 18h05
IR: restituição de quem deixou declaração para última hora poderá ser maior

Estratégia está sendo usada por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União