Criptomoedas: tudo o que você precisa saber para investir com segurança

Assista o vídeo para entender como elas funcionam e como surgiram, com a história misteriosa da bitcoin e a divertida da dogecoin.

O que são criptomoedas? Como funcionam e como fazer para investir? É isso que o vídeo do Glossário IF vai explicar.

A forma mais simples de definir as criptomoedas é dizendo que são moedas digitais, elas literalmente só existem na internet, então jamais vão pesar na sua carteira. Se você quiser “visualizar” uma moeda dessas, pense nela como ativos como ações ou títulos do Tesouro Direto. Ela é um código que fica em uma rede pública chamada de blockchain.

Resumindo, o blockchain é uma grande base de dados que registra e rastreia transações de ativos. Funciona como um selo de garantia, ou seja, ele comprova que a criptomoeda ali criada é autêntica, ajudando a evitar fraudes. E segurança é um tema importante, porque o mercado de criptomoeda não é regulado. Você faz a troca sem precisar de uma instituição financeira envolvida. Não existe um Banco Central ou órgão de governo que fiscalize as operações, por isso se diz que as criptomoedas são moedas descentralizadas.

O fato de não ser regulado divide opiniões. Tem gente que acha que facilita o uso para atividades ilegais, aumenta volatilidade e a vulnerabilidade. E tem quem ame a portabilidade, divisibilidade, resistência à inflação e transparência.

Que tipos de criptomoedas existem?

Existem vários tipos de criptomoedas, são cerca de quatro mil. A mais famosa é o bitcoin, criada por volta de 2008 por Satoshi Nakamoto. Não se se sabe se essa pessoa é real ou só um pseudônimo. Além do bitcoin, temos a DogeCoin, Ethereum, Shiba Inu, entre outras criptomoedas.

Em setembro de 2021, El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda oficial! Você pode comprar até seu lanche com bitcoins no país. No Brasil já tem quem aceite pagamentos com criptos, existem cinemas, galeria de arte, estúdio de tatuagem, loja de bicicleta e de roupas, e até restaurantes que já aceitam!

Veja o vídeo do Glossário IF sobre criptomoedas e saiba mais sobre esse assunto!


Você também pode gostar
Valor Econômico Atualizado em 15.maio.2022 às 07h37
Caso Terra aumenta preocupação de reguladores com ‘stablecoins’

Episódio ampliou temor com o risco de contágio entre setor, que movimenta de US$ 180 bi, e mercados tradicionais

Manhã Inteligente Publicado em 13.maio.2022 às 11h41
Fuga dos estrangeiros na B3, queda das criptomoedas, previsão do PIB

O Manhã Inteligente desta sexta (13), fala sobre a debandada de investidores estrangeiros da B3, a melhora na projeção do PIB e a queda generalizada das criptomoedas

Redação IF Publicado em 13.maio.2022 às 10h50
Bitcoin se recupera e volta a valer mais de US$ 30 mil

Melhora nesta sexta vem após abalo no mercado de criptomoedas

Diogo Rodriguez Atualizado em 09.maio.2022 às 17h06
O que dá para comprar com criptomoedas?

Hoje em dia, é possível comprar comida e ingressos para o cinema com as moedas digitais

Redação IF Atualizado em 09.maio.2022 às 07h08
Bitcoin atinge menor preço desde janeiro

Veja o que derruba a principal criptomoeda do mercado

Manhã Inteligente Publicado em 28.abr.2022 às 11h49 Duração 15 min.
Ganhos de mineração e siderurgia, regulação de criptomoedas no Brasil, PIB dos EUA

No Manhã Inteligente desta quinta (28), Isabella Carvalho e Victor Vietti falam sobre os setores de mineração e siderurgia, a regulação das criptomoedas no Brasil e o PIB dos EUA