Criptomoedas: tudo o que você precisa saber para investir com segurança

Assista o vídeo para entender como elas funcionam e como surgiram, com a história misteriosa da bitcoin e a divertida da dogecoin.

O que são criptomoedas? Como funcionam e como fazer para investir? É isso que o vídeo do Glossário IF vai explicar.

A forma mais simples de definir as criptomoedas é dizendo que são moedas digitais, elas literalmente só existem na internet, então jamais vão pesar na sua carteira. Se você quiser “visualizar” uma moeda dessas, pense nela como ativos como ações ou títulos do Tesouro Direto. Ela é um código que fica em uma rede pública chamada de blockchain.

Resumindo, o blockchain é uma grande base de dados que registra e rastreia transações de ativos. Funciona como um selo de garantia, ou seja, ele comprova que a criptomoeda ali criada é autêntica, ajudando a evitar fraudes. E segurança é um tema importante, porque o mercado de criptomoeda não é regulado. Você faz a troca sem precisar de uma instituição financeira envolvida. Não existe um Banco Central ou órgão de governo que fiscalize as operações, por isso se diz que as criptomoedas são moedas descentralizadas.

O fato de não ser regulado divide opiniões. Tem gente que acha que facilita o uso para atividades ilegais, aumenta volatilidade e a vulnerabilidade. E tem quem ame a portabilidade, divisibilidade, resistência à inflação e transparência.

Que tipos de criptomoedas existem?

Existem vários tipos de criptomoedas, são cerca de quatro mil. A mais famosa é o bitcoin, criada por volta de 2008 por Satoshi Nakamoto. Não se se sabe se essa pessoa é real ou só um pseudônimo. Além do bitcoin, temos a DogeCoin, Ethereum, Shiba Inu, entre outras criptomoedas.

Em setembro de 2021, El Salvador se tornou o primeiro país a adotar o bitcoin como moeda oficial! Você pode comprar até seu lanche com bitcoins no país. No Brasil já tem quem aceite pagamentos com criptos, existem cinemas, galeria de arte, estúdio de tatuagem, loja de bicicleta e de roupas, e até restaurantes que já aceitam!

Veja o vídeo do Glossário IF sobre criptomoedas e saiba mais sobre esse assunto!


Você também pode gostar

Isabella Carvalho

Publicado em 06.dez.2021 às 12h53

Cinco perguntas e respostas sobre criptomoedas

Pensando em ganhar dinheiro rápido com as moedas digitais? Pois antes disso, você deve considerar riscos, custos e a alta volatilidade desses ativos

Isabella Carvalho

Publicado em 01.dez.2021 às 14h35

Número de brasileiros que investem em criptomoedas cresce durante a pandemia

Pesquisa mostra que metade dos investidores em criptomoedas no Brasil passou a comprar e vender os ativos há apenas um ano

Isabella Carvalho

Atualizado em 16.nov.2021 às 06h36

Como investir em criptoativos?

Por alta valorização ou quedas assustadoras, as criptomoedas têm se destacado quando o assunto é investimento

Isabella Carvalho

Atualizado em 16.nov.2021 às 06h17

Bitcoin: o outro lado da moeda

Pirâmides financeiras têm atingido as criptomoedas e grandes investidores criticam o ativo

Isabella Carvalho

Publicado em 01.nov.2021 às 12h00

Afinal, o que são criptomoedas?

Altos e baixos, volatilidade e incertezas: é muito comum que as criptomoedas sejam associadas a um cenário instável, provocando medo e interesse nos investidores

Isabella Carvalho

Atualizado em 16.nov.2021 às 06h06

Como as estrelas das redes sociais aprendem sobre finanças – e as lições que você pode tirar disso

Influenciadores digitais contam como lidam com dinheiro , além dos aprendizados de uma profissão instável