Como funciona o home broker?

Essa ferramenta faz a ponte entre você e a Bolsa de Valores, agilizando a compra e venda de ações. Saiba mais sobre o home broker no Glossário IF

Para entender o home broker é preciso entender o contexto. O primeiro passo pra você investir em ações é ter um choque de realidade: não é tão simples quanto parece.

Ações são investimentos de risco e de renda variável. Isso significa que o mercado flutua para mais ou para menos. E caso a empresa que você resolveu investir suas fichas tenha algum problema, as ações tendem a cair. E com isso, o seu dinheiro vai desvalorizar, não tem jeito. Mas, ao mesmo tempo, vale a pena arriscar se seu objetivo é fazer o patrimônio crescer.

O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora. E aí, normalmente, as corretoras te dão acesso ao Home Broker. Ele é uma plataforma online em que você pode acompanhar as ações da Bolsa de Valores. Aquela cena de pessoas gritando em um pregão pra vender ações também ficou no passado, o home broker é quem faz essa função desde o final da década de 1990.

O home broker faz a ponte entre você e a bolsa, agilizando o processo de compra e venda de ações. Você pode acompanhar ao vivo por lá, ou deixar suas ações esquecidas por uns cinco anos e nunca nem abrir o Home Broker. Depende de que tipo de investidor você quer ser.

Antes de usar o home broker, conheça seu perfil

Escolheu sua corretora? Preencha o questionário, chamado de suitability. Ali, você fornecerá vários dados. O intuito é conhecer melhor seu perfil de pessoa que investe: se é conservadora, moderada ou arrojada. Conhecendo o perfil e sua realidade, a corretora também consegue evitar que você caia em ciladas. Por exemplo, investir mais do que o seu perfil toleraria.

Depois, é só transferir dinheiro do seu banco para a corretora, acompanhar pelo home broker e começar a dar lances em ações. Sim, o fato de você ter dinheiro não significa que a ação que você quer será sua. Isso porque tem várias pessoas vendendo a mesma ação, mas também tem várias pessoas querendo comprar.

Quer saber mais sobre o home broker e investimentos? Veja o vídeo do Glossário IF!


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 17.maio.2022 às 19h14
NY: Empresas de tecnologia recuperam perdas; ações de aéreas americanas fecham em alta

Dados positivos de vendas no varejo nos EUA e sinais de reabertura na China alimentam otimismo

Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 15h48
Ação da Hapvida despenca 16% e lidera perdas do Ibovespa

Itaú BBA tem recomendação "outperform" para o papel, com preço-alvo de R$ 17 para o fim de 2022

Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 14h22
Nubank: analistas veem resultados positivos, mas inadimplência gera cautela

Desde o IPO, em 8 de dezembro, quando foi precificado a US$ 9, o papel do banco digital acumula queda de 50,2%

Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 11h27
Ibovespa opera em alta e busca retomar marca de 110 mil pontos

Bolsa busca quinto dia de ganhos, em meio ao alívio no exterior

Valor Econômico Publicado em 17.maio.2022 às 07h47
Maior parte das ações na Bolsa acumula queda desde início de 2021

Das 100 ações do IBrX, 64 têm perda no período