Como a inflação afeta seu bolso

Nem sempre a inflação é sinal de qual há algo errado. Dá até ganhar dinheiro com ela. Saiba como a inflação pode afetar seu bolso.

Inflação é sempre ruim? O que significa quando ela está alta? O lado ruim desse fenômeno você conhece bem. Ele aparece no aumento do preço do combustível, do mercado, no transporte e nas contas. Quando o custo de vida aumenta, nossa moeda perde o poder de compra. Mas você sabia que também é possível ganhar dinheiro mesmo quando os preços estão mais altos?

Em entrevista à jornalista Anne Dias, da IF, Julia Passabom, economista responsável pela análise de inflação do Itaú BBA e doutora em economia pela USP, explica como isso afeta seu bolso e a economia, além de quais investimentos ajudam você a se proteger da alta nos preços.

Embora seja assustadora, nem sempre a existência de inflação é sinal de perigo Os bancos centrais de diversos países do mundo estabelecem limites toleráveis para esse índice. O problema, explica a economista, é quando ela fica descontrolada. Por isso, países desenvolvidos têm metas em torno de 2% ao ano. Em países emergentes, o índice fica entre 3% e 4% ao ano.

Mesmo em tempos turbulentos, é possível investir sem perder dinheiro.

“Por exemplo, o Tesouro Direto permite você investir em títulos que têm seu rendimento atrelados à variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), principal medida de inflação na economia brasileira”, diz Julia Passabom. Geralmente, “ativos reais vão ter desempenho melhor do que ativos nominais em períodos inflacionários”, explica.

Portanto, afirma Julia Passabom, “existem mecanismo financeiros que te protegem de uma aceleração inflacionária”. “Você consegue corrigir o valor dos seus rendimentos e ficar relativamente neutro”, diz a economista.

Quer saber mais sobre inflação? Veja o vídeo.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 23.maio.2022 às 13h41
Doria desiste de ser candidato a presidente

'Entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB', disse ex-governador paulista, em anúncio feito nesta segunda-feira