O Brasil está em recessão técnica: como isso afeta você

O PIB tem caído, o que acendeu o sinal de alerta de que a economia não vai bem. Que impactos uma recessão técnica pode ter na sua vida?

Foi manchete em todos os jornais: O Brasil entrou em recessão técnica! E agora? Meus investimentos correm risco? O assunto do Papo de Finanças é a recessão e o objetivo é dar informação para acalmar as angústias que essa palavra pode trazer. Nina Silva e Maju Marques analisam o cenário e explicam com detalhes e palavras fáceis para você entender como uma recessão impacta a sua vida.

O que aconteceu? O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB do país recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021. O PIB, Produto Interno Bruto, é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país. O IBGE analisa os dados de oferta, demanda e renda, e chega nesse indicador que mede a atividade econômica do país. E o Brasil está devagar.

Um dos grandes responsáveis pela recessão técnica e por puxar a economia para baixo nessa última divulgação do PIB foi o valor da agropecuária, com queda de 8%. É um número bastante expressivo, que evidencia as consequências das geadas e secas. A gente também não teve bons resultados nos preços com os consumos das famílias, muito pela alta da inflação, que traz aquele sentimento de que seu dinheiro não vale nada no supermercado. A pesquisa mostra que investimentos também caíram, exportações caíram. Muitos dados são alarmantes.

Qual é a definição de recessão técnica?

O que é, então, uma recessão técnica? Ela é um sinal de alerta, quando a economia do país recua por pelo menos dois trimestres em sequência, com base no PIB. Ou seja, o determinante é o resultado do PIB e a queda precisa ser consecutiva. É como estamos hoje, com uma economia mais “encolhida”, menos produção, menos consumo, menos emprego.

Já uma recessão real analisa uma série de fatores além do PIB, como a situação do mercado de trabalho, atividade da indústria, vendar no comércio… Se a maioria dos indicadores econômicos tem quedas consistentes é determinado que o país está em recessão de fato. O que ainda não é o caso do Brasil.

Quer saber mais sobre a recessão técnica e os impactos na sua vida? Veja o Papo de Finanças!


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 18h15
Trabalhador poderá usar até 50% do saldo do FGTS na privatização da Eletrobras

Valor mínimo do investimento é de R$ 200. Governo estabeleceu R$ 6 bilhões como teto global para uso do Fundo, o que pode reduzir percentual que cada trabalhador poderá investir

Manhã Inteligente Publicado em 19.maio.2022 às 10h26
Guerra na Ucrânia, queda das ações da Amazon, Madonna e NFTs

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli falam sobre os assuntos que podem afetar seus investimentos nesta quinta (19)

Redação IF Publicado em 19.maio.2022 às 09h06
IGP-M desacelera para 0,39% na segunda prévia de maio, aponta FGV

Houve recuos nos preços ao produtor, ao consumidor e nos custos da construção