Rússia e Ucrânia terminam segunda rodada de negociações com poucos avanços

Uma terceira rodada deve acontecer "em breve", segundo representantes dos dois países

A segunda rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia para colocar um fim à guerra no leste europeu terminou no final da tarde desta quinta-feira (3) sem muito progresso.

Os dois países concordaram em mandar alimentos e remédios para as regiões mais duramente atingidas pelos combates e criar corredores humanitários para que civis consigam sair das cidades sitiadas na Ucrânia. Uma terceira rodada para, quem sabe, tratar de um cessar-fogo deve acontecer “em breve”.

Medinsky disse ainda, segundo a agência de notícias Associated Press, que as “posições das partes são absolutamente claras”, incluindo questões relacionadas a um acordo político e que “o entendimento mútuo foi encontrado em parte deles”, mas não deu mais detalhes. Leonid Slutsky, parlamentar russo que fazia parte da delegação, acrescentou que a próxima rodada de negociações poderia levar a acordos, alguns dos quais precisariam ser ratificados pelos parlamentos russo e ucraniano, segundo a agência Bloomberg.

Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, também presente às negociações, informou que a Rússia e a Ucrânia chegaram a um entendimento preliminar de que o cessar-fogo será observado em áreas onde os corredores seguros são estabelecidos.

(Com Valor PRO, o serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico, e agências internacionais)