XP/Ipespe: Lula tem 44% contra 24% de Bolsonaro na disputa presidencial

Com 8% das intenções de voto, Moro e Ciro estão empatados na terceira posição

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto da corrida presidencial com 44%, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quinta-feira (27). Em busca da reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 24%.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) empatam na terceira posição, com 8%. Em seguida aparecem o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; e empatados com 1% os senadores Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), além de Felipe d’Ávila (Novo).

No levantamento espontâneo, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados, Lula aparece com 35%; Bolsonaro tem 23%; Sergio Moro e Ciro Gomes têm 4%; João Doria, 1% das intenções de voto.

A pesquisa Ipespe se valeu da metodologia quantitativa e foi realizada entre 24 e 25 de janeiro com 1.000 entrevistados de todas as regiões do país por meio de telefone. A margem de erro é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06408/2022.