XP/Ipespe: avaliação negativa de Bolsonaro fica em 54% e maioria vê economia no caminho errado
Levantamento observou também um aumento do medo da pandemia

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro, daqueles que o veem como ruim ou péssimo, manteve-se estável de dezembro para janeiro, em 54%, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, da mesma forma que a percepção de ótimo e bom seguiu em 24%.
A desaprovação do governo Bolsonaro teve oscilação dentro da margem de erro, de 65% no levantamento anterior para 64% na pesquisa divulgada nesta sexta-feira. A aprovação manteve-se em 30%.
Para 66%, a economia brasileira está no caminho errado. Em dezembro, 69% das pessoas ouvidas deram essa resposta. Para 26%, o caminho está correto, três pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior.
A pesquisa apurou ainda que 60% acreditam que são grandes ou muito grandes as chances de manter o emprego nos próximos seis meses, mesmo percentual visto em dezembro. Outros 33% acham que as chances são pequenas ou muito pequenas (34% antes).
Sobre o endividamento, 32% acreditam que a expectativa é ele aumentar muito ou apenas aumentar, de 30% em dezembro, enquanto 34% creem que ele ficará como está (30% em dezembro) e 23% imaginam que vá diminuir muito ou apenas diminuir (25% em dezembro).
Os entrevistados da pesquisa também responderam perguntas sobre a pandemia e 35% disseram estar com muito medo, percentual que era de 28% em dezembro. A oscilação coincide com o aumento de casos de covid-19 provocado pela variante ômicron.
Para 36%, a resposta foi de estar com um pouco de medo, percentual que era de 35% no levantamento de dezembro, enquanto 28% disseram não estar com medo do coronavírus (36% antes).
A pesquisa foi feita de 10 a 12 de janeiro com 1.000 entrevistados com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.
Com informações do Valor Econômico
Nome de Caio Paes de Andrade será analisado hoje pelo Conselho de Administração da estatal
Investidores buscam antecipar próximos passos de polítca monetária
Andrade poderá ser o quinto presidente da empresa em menos de dois anos, caso o Conselho de Administração aprove seu nome, como é esperado; confirmação deve acontecer na segunda-feira
Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta
Telefonema do ex-ministro da Educação foi interceptado pela Polícia Federal
Procurador diz que, após apreensão de provas como áudios, foi detectado indício de vazamento da operação
A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras; margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos
Ações da empresa caíram mais de 70% desde janeiro
Ex-titular da Educação foi preso pela Polícia Federal na operação Acesso Pago
Currículo de indicado pelo governo está sob análise do comitê de elegibilidade da companhia
Presidente tenta capitalizar com suposta isenção da PF, mas aliados admitem abalo no discurso eleitoral, segundo Fábio Zambeli, do JOTA