XP/Ipespe: avaliação negativa de Bolsonaro fica em 54% e maioria vê economia no caminho errado

Levantamento observou também um aumento do medo da pandemia

A avaliação negativa do governo Jair Bolsonaro, daqueles que o veem como ruim ou péssimo, manteve-se estável de dezembro para janeiro, em 54%, segundo pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, da mesma forma que a percepção de ótimo e bom seguiu em 24%.

A desaprovação do governo Bolsonaro teve oscilação dentro da margem de erro, de 65% no levantamento anterior para 64% na pesquisa divulgada nesta sexta-feira. A aprovação manteve-se em 30%.

Para 66%, a economia brasileira está no caminho errado. Em dezembro, 69% das pessoas ouvidas deram essa resposta. Para 26%, o caminho está correto, três pontos percentuais a mais do que no levantamento anterior.

A pesquisa apurou ainda que 60% acreditam que são grandes ou muito grandes as chances de manter o emprego nos próximos seis meses, mesmo percentual visto em dezembro. Outros 33% acham que as chances são pequenas ou muito pequenas (34% antes).

Sobre o endividamento, 32% acreditam que a expectativa é ele aumentar muito ou apenas aumentar, de 30% em dezembro, enquanto 34% creem que ele ficará como está (30% em dezembro) e 23% imaginam que vá diminuir muito ou apenas diminuir (25% em dezembro).

Os entrevistados da pesquisa também responderam perguntas sobre a pandemia e 35% disseram estar com muito medo, percentual que era de 28% em dezembro. A oscilação coincide com o aumento de casos de covid-19 provocado pela variante ômicron.

Para 36%, a resposta foi de estar com um pouco de medo, percentual que era de 35% no levantamento de dezembro, enquanto 28% disseram não estar com medo do coronavírus (36% antes).

A pesquisa foi feita de 10 a 12 de janeiro com 1.000 entrevistados com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.

Com informações do Valor Econômico