Twitter cria seção ‘Eleições 2022’ e lança emojis especiais

Iniciativa da rede social pretende destacar fontes confiáveis sobre o assunto

O Twitter anunciou nesta quarta-feira a criação da seção especial “Eleições 2022”, já disponível na aba Explorar. Essa seção reúne conteúdos atualizados sobre o tema, selecionados pela equipe de Curadoria da plataforma em fontes confiáveis, como perfis de veículos de imprensa e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também serão feitos os chamados “Moments” com assuntos de grande repercussão, que serão, segundo a empresa, contextualizados “para esclarecer informações potencialmente enganosas”. Semanalmente, serão atualizados gráficos mostrando os assuntos mais comentados.

Os Estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo terão abas especiais com informações regionais que incluem tweets de veículos e conteúdos ao vivo.

O Twitter também lançou emojis ativados a partir de hoje pelo uso das hashtags “Eleições2022, #VoteConsciente e #ProjetoEleição.

Em agosto, a plataforma terá uma parceria com a Politize, organização da sociedade civil voltada para educação política. A Politize terá um serviço de atendimento automatizado no Twitter para responder dúvidas dos eleitores por mensagem direta. O TSE também vai tirar dúvidas dos usuários sobre o processo eleitoral. No perfil do Tribunal serão informados os temas e para participar o usuário deverá postar suas perguntas usando a hashtag #PergunteAoTSE.

O Twitter informou ainda que terá campanhas educativas com orientações sobre identificação de informações enganosas ou fotos manipuladas, por exemplo.

Dados da empresa mostram que somente no primeiro semestre deste ano foram feitos 44 milhões de tweets no Brasil relacionados ao assunto eleições.