Temer diz que Lula deveria chamar Bolsonaro para conversar

Ex-presidente recomendou diálogo entre líderes para pacificar o país

O ex-presidente Michel Temer, que governou o Brasil entre 2016 e 2018, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deveria chamar o presidente Jair Bolsonaro para “auxiliar no novo governo”.

“Eu compreendo bem as angústias do presidente eleito, mas, ao invés de fazer críticas ao atual, deveria chegar e dizer: ‘peço a sua colaboração’. Chamá-lo, até: ‘venha governar comigo, auxiliar no governo, conversar, reconstruir o Brasil”.

Temer abriu o evento Lide Brazil Conference, em Nova York. Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), fundado pelo ex-governador e ex-prefeito de São Paulo João Doria, o encontro conta com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em seu discurso, o emedebista afirmou que o país tem “ignorado o texto constitucional” ao ser cenário de episódios de violência política. “A polarização está no campo do embate de ideias, e por isso é útil ao país. O que temos assistido aqui é à radicalização.”

“Quando eu falo em pacificação do país, não é porque eu particularmente queira pacificá-lo, mas porque eu sou servo da Constituição Federal, e é a Constituição Federal que prega a ideia de paz”, completou.

O ex-presidente também afirmou que “toda vez que há desarmonia entre os Poderes, há inconstitucionalidade” e que “a ideia do autoritarismo, por confrontar a Constituição, gera intranquilidade absoluta no país”.