Sergio Moro e governador do Rio Cláudio Castro dão apoio a Bolsonaro no segundo turno

Sergio Moro declarou apoio em rede social; presidente se reuniu com Castro nesta manhã

O ex-juiz da Lava-Jato e agora senador eleito pelo Paraná (PR) Sergio Moro declarou em rede social que apoia Jair Bolsonaro (PL) na disputa contra Lula (PT) no segundo turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro. O anúncio foi por uma rede social de Moro nesta terça-feira (4).

Moro já havia sinalizado durante a campanha que votaria em Bolsonaro, e sua campanha chegou a distribuir santinhos que pediam voto no ex-magistrado e no presidente.

O governador do Rio de Janeiro reeleito em primeiro turno, Cláudio Castro, também declarou-se a favor de Bolsonaro na corrida ao Planalto.

Moro diz que Lula “não é opção eleitoral”

Moro escreveu em rede social que “Lula não é opção eleitoral” e que o governo do petista foi “marcado pela corrupção da democracia”.

“Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, o apoio para Bolsonaro”, completou o ex-juiz da Lava-Jato.

Moro saiu do governo em maus lençóis com o presidente, após acusá-lo de interferir na Polícia Federal e em investigações conduzidas pelo órgão. Em abril de 2020, quando era ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro, Moro acusou o presidente tentar trocar o diretor-geral da PF e os diretores das superintendências de alguns estados, como o Rio de Janeiro, onde tramitam investigações contra os filhos do presidente. Durante a entrevista coletiva em que denunciou o caso, Moro deixou o governo.

Em entrevista com Cláudio Castro nesta terça (4), Bolsonaro disse que a rusga com seu ex-ministro da Justiça estava superada, e relatou que teve uma “conversa bastante amistosa” com o ex-juiz. Ao ser questionado se confiava em Moro, no entanto, Bolsonaro desconversou e comentou que “isso era detalhe”.

“Foi um conversa bastante amistosa. Apaga-se no passado qualquer divergência. Sergio Moro teve atuação importante na Lava-Jato e, como senador, dará apoio importante, assim como Dallagnol declarou apoio a mim na eleição. Tenho certeza que será um grande senador. Está superado tudo. Ele pensa, naturalmente, no Brasil, e quer fazer o melhor para o país e para o seu estado. Hoje em dia, o passado faz parte do passado. Não tenho nada para desabonar o Moro e o Dallagnol”, disse o presidente.

Apoio de Cláudio Castro e Zema a Bolsonaro

Outro a embarcar na campanha de Bolsonaro, Cláudio Castro declarou apoio a Bolsonaro na manhã de hoje. A decisão já era esperada porque Bolsonaro e Castro são do mesmo partido, o PL. Eles mantém relações próximas desde que o governador assumiu o cargo de Wilson Witzel (PMB) após este sofrer um impeachment em abril de 2021.

“Eu, como sou do partido do presidente, sou apoiador do presidente. Não tinha como não vir aqui e me esforçar muito para que o Rio seja a capital da vitória do presidente Bolsonaro”, disse Castro. Apesar de estar dentro da expectativa da campanha de Bolsonaro, o apoio do governador trouxe alívio — o Rio é o reduto partidário da família Bolsonaro.

Hoje pela manhã, o presidente recebeu apoio do também governador reeleito Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais. O estado é um importante colégio eleitoral nas estratégias de campanha de PT e PL no segundo turno.

“Eu tenho certeza de que a gente vai tirar mais de 1 milhão de votos agora com apoio [do Cláudio Castro]. Ele tinha a campanha dele e agora vai ser integralmente para o nosso lado. Hoje de manhã fechei com o Zema. O Zema eu acredito que a gente tira aí mais uns 3 milhões de votos”, comentou Bolsonaro.