PSDB deve definir nesta quinta apoio à pré-candidatura de Simone Tebet

O tucano Tasso Jereissati é favorito para ser vice na chapa com o MDB

Após duas semanas de discussões e ainda sem desfecho para impasses regionais, a Executiva Nacional do PSDB se reúne nesta quinta-feira para discutir o apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. O debate será deflagrado na cúpula partidária mesmo sem a garantia do apoio do MDB à pré-candidatura do ex-governador Eduardo Leite (PSDB) ao governo do Rio Grande do Sul, uma das condicionantes impostas pelos tucanos para selar o apoio à emedebista.

A decisão de submeter o nome de Tebet à Executiva tucana nesta quinta-feira foi tomada após uma reunião entre os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, do MDB, Baleia Rossi, e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). O encontro ocorreu no gabinete de Tasso, cujo nome é o favorito para a vaga de vice na chapa encabeçada pela emedebista.

Uma ala do PSDB ainda defende que Tasso encabece a chapa. Mas essa configuração complicaria o acordo celebrado entre os dirigentes da terceira via, que contemplava como presidenciáveis, além de Tebet, o ex-governador João Doria, que se retirou da disputa há duas semanas, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, que se lançou em voo solo. Além disso, familiares de Tasso fizeram um apelo para que o ex-governador do Ceará não se lançasse nessa empreitada.

“Nesse importante momento da história do país será encaminhado, nessa quinta-feira, na Executiva Nacional do PSDB a proposta de coligação com o MDB para eleição de Presidente de República com o nome da Senadora Simone Tebet”, diz a postagem feita no início da noite nas redes sociais do partido.

Fontes da cúpula do PSDB disseram ao Valor que a maioria do colegiado deve confirmar o apoio a Tebet, mas uma ala minoritária ainda gostaria de ter um quadro tucano concorrendo ao Palácio do Planalto. Por isso, uma liderança do partido observa que haverá debate na reunião de amanhã, com chances, até mesmo, de o desfecho ser adiado. Entretanto, este tucano ressalva que não haveria, neste momento, um nome competitivo no PSDB para liderar a corrida eleitoral, porque Leite decidiu que vai concorrer ao Palácio Piratini, e Doria não se viabilizou.

A reunião ocorrerá sem resolução para impasses regionais. No domingo, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou em entrevista à Globonews, que o apoio dos tucanos a Simone Tebet não se viabilizaria sem a contrapartida no Rio Grande do Sul, ou seja: sem a garantia de que o MDB retiraria a pré-candidatura ao governo do deputado Gabriel Souza, para caminhar com Leite no Estado.

O diretório gaúcho do MDB não retirou o nome de Souza, mas fez gestos relevantes na direção do apoio ao tucano. Na terça-feira, Leite reuniu-se em Porto Alegre com lideranças do MDB local para viabilizar o acordo.

As conversas entre PSDB e MDB também avançaram em Minas Gerais, onde os emedebistas podem apoiar a pré-candidatura do ex-deputado Marcus Pestana ao governo. Nesta hipótese, o MDB indicaria o candidato a senador da chapa.