Pesquisa FSB/BTG: Eleitor de Bolsonaro é o que melhor avalia situação econômica atual

Nova sondagem aponta favoritismo de Lula na corrida presidencial

A nova rodada da pesquisa FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (27), reforça o favoritismo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. O petista oscilou dentro da margem de erro no cenário estimulado mais provável do primeiro turno, de 44% para 43%.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), que irá buscar a reeleição em outubro, vem em segundo. O atual mandatário passou de 32% para 33%.

Em seguida aparecem Ciro Gomes (PDT), que recuou de 9% para 8%; e Simone Tebet (MDB), que subiu de 2% para 3%. Os demais postulantes somaram juntos 4% – mesmo patamar da sondagem anterior.

Em um eventual segundo turno, na disputa com maior chance de ocorrer até aqui, Lula venceria Bolsonaro, mas a vantagem entre os dois reduziu. O petista recuou de 54% para 52%, enquanto o presidente foi de 36% para 37%.

Como o eleitor de cada candidato vê a situação da economia brasileira

A sondagem FSB/BTG apurou também a avaliação do eleitor sobre a situação da economia brasileira hoje. O cenário é ruim ou muito ruim para 63%. Apenas 14% consideram o quadro bom ou muito bom. Já 22% classificam como regular.

Ao cruzar com a intenção de voto na disputa presidencial, o levantamento captou a diferença de percepção entre os eleitores de cada candidato. A atual situação econômica está boa ou muito boa para 40% dos que apontam voto em Bolsonaro. Do lado oposto, 87% dos quem pretendem votar em Lula dizem que o cenário é ruim ou muito ruim.

Há um equilíbrio no recorte sobre as perspectivas. A situação econômica nos próximos três meses deve melhorar para 35% e piorar para 34%. O índice positivo é maior entre eleitores de Bolsonaro (55%) e a taxa negativa é maior entre os apoiadores de Ciro Gomes (51%).

A pesquisa FSB/BTG entrevistou, por telefone, 2 mil pessoas entre os dias 24 e 26 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem está registrada no TSE com o número BR-05022/2022.