Parlamentares da oposição tentam barrar privatização da Eletrobras na Justiça

A justificativa é que o processo estaria sendo subavaliado pelo governo

Deputados federais do PT entraram com ações nessa segunda-feira (18) no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Justiça Federal de Brasília para tentar barrar a privatização da Eletrobras, que será julgada pela Corte de contas na quarta-feira (20).

No TCU, os deputados petistas entraram com pedido de suspensão do processo com a acusação de que o governo Bolsonaro estaria tentando esconder os impactos da operação na tarifa de conta de luz. O documento foi enviado ao presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz.

O partido deseja atuar como amicus curiae (amigo da Corte) no processo de privatização. Mas diz que a falta de informações sobre o impacto nas tarifas impede essa participação e contraria leis que exigem a publicidade sobre essas decisões.

Além disso, outro grupo de deputados do PT, incluindo a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, entrou com ação popular na Justiça Federal de Brasília também pedindo a suspensão do processo e a anulação das estimativas para precificação da operação.

Para os petistas, a privatização foi subavaliada pelo governo em R$ 46 bilhões, porque teriam sido desprezadas as reservas de potência das usinas hidrelétricas.